Customizar uma Harley-Davidson não é das tarefas mais fáceis, mas a Tommy & Sons, revendedora da marca americana em Vilnius, capital da Lituânia, conseguiu chegar lá. A partir de uma Harley-Davidson Ultra Limited, os bálticos construíram a Deltoid, uma elegante e robusta cruiser feita para viagens longas e, diz a loja, “quebrar alguns pescoços quando estacionada na lateral”.

A Deltoid se diferencia da mãe estadunidense especialmente pela carroceria. “Queríamos conforto, mas também o estilo americano”, define o texto de apresentação da Tommy & Sons sobre a motocicleta. Por conta disso, a loja lituana esticou a traseira da Ultra Limited em 25 centímetros para proporcionar mais tranquilidade na equitação.

Motocicleta Tommy & Sons Deltoid 2019 Ultra Guide FLHTK
Lituanos foram além do projeto original da Harley-Davidson e incluíram uma roda de 21 polegadas na Deltoid (Tommy & Sons/Divulgação)

O que mais se destaca a olho nu, porém, é a enorme roda de 21” na frente, monitorada por um sistema de suspensão a ar. O motivo do excesso, segundo a Tommy & Sons, era a necessidade de ter uma borracha que aguentasse o tranco em jornadas longas. Os lituanos também instalaram um pedestal rente ao banco com uma central de monitoramento eletrônica, porque, segundo eles, “do que adianta ter uma suspensão pneumática e não poder mostrar para os outros?”

Sendo uma motocicleta de luxo, a Tommy & Sons incluiu banco e punho climatizados e oito alto-falantes com sistema de amplificação. A loja ainda acrescentou faróis de nevoeiro, incluindo uma luz adicional na barra de proteção frontal para abrir caminho na estrada à noite.

publicidade
Motocicleta Tommy & Sons Deltoid 2019 Ultra Guide FLHTK
Pedestal com monitoramento de suspensão a ar na Deltoid (Tommy & Sons/Divulgação)

Motorização

A opção dos lituanos foi por “quanto mais cavalaria, melhor”. No entanto, eles não informam quanto de potência a Deltoid acrescenta ao motor Milwaukee-Eight 114 (1.868 cc) da Harley-Davidson Ultra Limited — a própria empresa americana, aliás, faz mistério sobre a potência do propulsor, mas, dependendo da máquina em alimentação, o 114 pode chegar até 90 cv de potência; o torque é de 162 Nm.

Há, no entanto, dois componentes que acrescentam um “quê a mais” na hora da ultrapassagem, segundo a companhia. Designadamente, um kit de cames S&S e um escape Rinehart.

O tempo total de manufatura da Deltoid foi de 650 horas e o custo das peças fabricadas internamente chegou a 4 mil euros (em torno de R$ 25,3 mil). No Brasil, a versão 2021 da Ultra Limited sai em média pela bagatela de R$ 144.080 (de acordo com a Fipe — Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Crédito para imagem principal: Tommy & Sons/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!