A japonesa Mazda possui um pequeno veículo chamado Carol, que deverá receber uma atualização massiva para 2022. O carrinho continua a ser a entrada da montadora na categoria kei (categoria japonesa de modelos de porte mini), sendo também uma espécie de irmão gêmeo do Suzuki Alto, vendido no Japão e em outras partes do mundo.

Seguindo a linha das semelhanças e especificações em comum, o Carol compartilha o motor em linha 3 de 38 cv R06A com o carro da Suzuki, bem como o trem de força R06D híbrido moderado. Há ainda – por incrível que pareça – uma versão com tração nas quatro rodas do pequenino da Mazda, mas a configuração mais econômica em combustível é mesmo o MHEV de tração em duas rodas, capaz de fazer até 27,7 km/l.

publicidade
Veículo em tom claro
Imagem: Divulgação/Mazda

Leia mais:

A montadora diz que houve uma renovação no interior e no exterior do carro. Em termos de segurança, todos os novos Carol são equipados de série com equipamentos voltados para redução de danos em caso de colisão, como um suporte de freio de dupla câmera, que amplia o campo de visão, além de detectar pedestres à noite.

Parte interna do novo Carol
Imagem: Divulgação/Mazda

Mazda e Suzuki caminham juntas

A parceria entre a Suzuki e a Mazda na classe kei remonta ao final dos anos 80. Semelhante em estrutura corporal e estilo ao seu “irmão” Suzuki, o Carol sempre se diferenciou do Alto com suas nomeações de cabine. O mesmo está sendo programado para 2022. Enquanto a Suzuki lança o Alto de nona geração no Japão, a Mazda traz à luz seu Carol de oitava geração.

O pequeno e simpático veículo estará disponível nas concessionárias japonesas em meados de janeiro de 2022, ou seja, já no mês que vem, custando cerca de US$ 8.680 (que são hoje R$ 48.353, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas. A respeito de uma vinda do veículo para o Brasil, as chances parecem, infelizmente, remotas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!