A picape média Chevrolet S10 será vendida apenas com motores turbodiesel a partir de 2022. Um dos motivos para a restrição, segundo informações da Quatro Rodas, é o fato de a versão flex da picape não ter se adequado às novas normas do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos) que entram em vigor neste sábado (1º).

A regulamentação do Proconve para 2022 estipula diversos parâmetros para reduzir o limite de gases emitidos pelo escape. Os catalisadores, por exemplo, deverão ser atualizados para atender às novas exigências, com sua vida útil passando de 80 mil para 160 mil quilômetros.

publicidade

Isso, de cara, já tira de linha diversos motores com projetos mais antigos, como o EA111 1.6, da Volkswagen, utilizado no Gol, e o 1.4 Fire, da Fiat, que já alimentou o recém-aposentado Uno.

No caso da General Motors, a montadora americana prometera, no início do mês, reduzir em até 43% as emissões de seus modelos no Brasil. Nos propulsores a diesel, a Chevrolet incluiu um filtro que acaba com 95% do material expelido pelo escape. No entanto, a adaptação não pôde ser feita à versão com o bicombustível, além do volume de vendas em 2021 ter sido pequeno para que os exemplares flex continuassem sendo produzidos. Como resultado, a GM decidiu restringir a motorização da picape Chevrolet S10 ao motor 2.8 turbodiesel.

publicidade
Chevrolet S10 LTZ 2022
Versão diesel do Chevrolet S10 (General Motors/Divulgação)

Configurações

Atualmente, a versão diesel da S10 no Brasil é ofertada em três opções de carroceria (chassi, cabine simples e cabine dupla), duas de transmissão de seis marchas (manual e automática) e quatro configurações de acabamento (LS, LT, LTZ e a premium High Country).

O motor 2.8 turbodiesel da Chevrolet fornece 200 cv de potência e 51 kgfm de força. Todas as versões com o propulsor contam com tração 4×4, no entanto, somente os modelos com cabine dupla possuem câmbio automático de seis marchas.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!