A celebração da chegada do ano novo é algo que transcende fronteiras, mesmo aquelas entre a Terra e o Espaço. Nesta sexta-feira (31) ela foi comemorada pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
A tripulação da Expedição 66, composta pelos norte-americanos Raja Chari, Tom Marshburn, Kayla Barron e Mark Vande Hei (todos da Nasa), Matthias Maurer (da agência espacial europeia, ESA) e Anton Shkaplerov e Pytor Dubrov (da agência espacial russa, Roscosmos) sincroniza suas atividades com o horário do meridiano de Greenwich. Por isso, a bordo da ISS a festa aconteceu às 21h (horário de Brasília).
O cardápio foi baseado na cozinha regional de Saarland, na Alemanha, terra natal de Maurer. Entretanto, engana-se quem pensou que havia uma mesa enfeitada: na melhor tradição dos programas espaciais, a comida foi servida em latinhas.
“Desejo a todos vocês um feliz ano e tudo de bom em 2022! Saudações cósmicas e beijos cósmicos. Vejo vocês no ano que vem!”, disse o astronauta em um tuíte, acompanhado de imagens do jantar.
“É um privilégio ter a perspectiva de ver tantos países”, disse Marsburn ao refletir sobre a passagem do ano no espaço. “Podemos ir de um lado [da Terra] para outro em apenas alguns minutos e isso realmente nos dá uma sensação de unificação com todos os seres humanos ao redor do mundo.”
“Podemos ver o nascer do sol muitas vezes ao dia, então pensando no fato de que as pessoas estão acordando para um ano novo cada vez que vemos que o nascer do sol é muito legal”, acrescentou Chari. A ISS completa uma volta ao redor do planeta a cada 90 minutos, então a tripulação vê o sol se pôr e nascer 16 vezes por dia.
Leia mais:
- James Webb: escudo solar do telescópio começa a tomar forma
- Asteroide maior que o Corcovado passará próximo à Terra neste mês
- Por que o concreto da Roma Antiga era tão resistente? Tumba de 2 mil anos tem o segredo
“Estou ansioso pelo ano que vem”, disse Matthias. “Toda a ciência que queremos conduzir aqui, todos os experimentos, será um explêndido começo para o ano novo!”.
Esta é a 22ª tripulação da ISS a celebrar o ano novo no espaço, mas em 2021 eles não foram os únicos. Três taikonautas estão a bordo da estação espacial chinesa Tiangong, mas aparentemente não tiveram nenhuma atividade especial. Isso porque no calendário chinês o ano novo será celebrado apenas em 1º de fevereiro.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!