Engenheiros da Nasa atingiram um novo marco no comissionamento do telescópio espacial James Webb (JWST): com a extensão de dois suportes horizontais, seu escudo solar já lembra a forma final de “pipa” que terá quando completo.

A manobra começou com a extensão do braço de bombordo, que começou às 15h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (31) e foi concluída às 18h50. Já o segundo braço começou a ser estendido às 20h31, com a manobra completa às 0h13 deste sábado (1). Devido ao horário de conclusão, os engenheiros da Nasa tiraram uma folga no sábado (1), e retomam as atividades neste domingo (2).

publicidade

Com isso, eles podem afirmar que todos os 107 dispositivos de liberação da membrana do escudo solar, cada um deles crucial para o comissionamento, foram acionados com sucesso. No total, o JWST tem 178 “atuadores não explosivos”, dos quais 107 foram usados para manter o escudo dolar protegido e dobrado durante e após o lançamento.

Quando esticado, o escudo solar do James Webb tem a forma de uma pipa (acima). Imagem: Nasa

À medida que os braços intermediários lentamente se estendiam horizontalmente da espaçonave, cada um movido por um motor, eles puxavam as membranas dobradas do escudo solar com eles. Isso o estendeu até sua largura total de 14 metros.

publicidade

“Os braços intermediários fazem o trabalho pesado para desdobrar e puxar as membranas do escudo solar para aquela forma agora icônica”, disse Keith Parrish, gerente do observatório Webb no Goddard Space Flight Center da NASA.

Nos próximos dias, a equipe irá separar e então tensionar individualmente cada uma das cinco membranas do escudo solar, esticando-as até sua forma final. Isso criará um espaço entre as membranas para permitir que o calor irradie, tornando cada camada sucessiva do escudo mais fria do que a camada abaixo.

publicidade

Leia mais:

Os engenheiros de Webb começarão com a camada inferior – a camada maior e mais plana, que está mais próxima do Sol e atingirá as temperaturas mais altas. Eles irão prosseguir sequencialmente até a quinta e menor camada, mais próxima do espelho primário. 

publicidade

Tensionar as camadas envolve o envio de comandos para ativar vários motores e polias  para enrolar um total de 90 metros de cabos. O tensionamento do protetor solar levará pelo menos dois dias, mas pode demorar mais, devido à complexidade do processo e à flexibilidade embutida no cronograma. Espera-se que o JWST esteja pronto para iniciar suas observações científicas em junho de 2022.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!