O grupo Carrefour Brasil abriu 300 inscrições para bolsas de estudo para capacitação em tecnologia para pessoas negras. A ideia da empresa é aumentar a presença de pretos e pardos no mercado. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de janeiro de 2022 e faz parte de uma parceria com a startup educacional DIO.me (Digital Innovation One) intitulada Transforma Tec. 

O principal objetivo da ação é combater o racismo, colocando em prática o compromisso da rede de supermercados firmado após o incidente que levou à morte por asfixia do cliente João Alberto Silveira Freitas, negro, morto em uma unidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, do Carrefour, em uma abordagem violenta arquitetada por dois seguranças.  

publicidade

Veja como se inscrever 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste site, totalmente online, com foco em pessoas negras de todo o país, com idades entre 18 e 30 anos. 

Entre os requisitos, os candidatos devem ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, além de ter concluído pelo menos o Ensino Fundamental. 

É preciso ter acesso a um computador para realizar as atividades da plataforma e disponibilidade para assistir às aulas que serão ministradas nos períodos da manhã e/ou tarde. As aulas começam em março e vão até outubro de 2022. 

Cursos oferecidos  

O aprendizado contribui para que os alunos trabalhem em todas as etapas de projetos, podendo ser em banco de dados, servidor, armazenamento em nuvem, entre outros. 

Todo o conteúdo do curso terá como base os fundamentos do nível básico em desenvolvimento de software, com foco em Fullstack Java, React e Cloud. 

Assim, será possível criar habilidades e conhecimentos com foco em vagas que exigem conhecimentos em back-end e front-end, ramos promissores no mercado de trabalho.  

As aulas serão 100% online e haverá um suporte técnico para tirar as dúvidas dos alunos e também uma plataforma com todo o conteúdo programático. 

Leia mais:

Combate ao racismo 

O objetivo do grupo Carrefour é colocar em prática o compromisso de combate ao racismo, tendo em vista que a presença de pessoas negras ainda é baixíssima nas profissões que envolvem tecnologia. 

Segundo estudo da organização PretaLab em parceria com a ThoughtWorks, cerca de 32% das equipes de tecnologia não têm pessoas negras em sua composição. 

“Para nós é muito importante construir pontes que facilitem o acesso da população a melhores condições de vida e à educação e renda. A tecnologia é o segmento que mais cresce no mundo, sendo altamente competitivo, e temos como objetivo ampliar a representatividade dentro deste campo. Ações como esta são fundamentais para expandir nosso compromisso com o fomento da população negra e combate ao racismo, por meio de ações concretas com impacto a curto, médio e longo prazo, que visam transformar a vida dos participantes e das comunidades onde vivem”, diz Cristiane Lacerda, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Carrefour Brasil.

Negros atuam na tecnologia
O objetivo do Grupo Carrefour é contribuir com a capacitação de negros em profissões que envolvem tecnologia; ação pretende combater o racismo após casos que influenciaram negativamente a imagem da rede no Brasil e no mundo. Imagem: Shutterstock

Sobre o Transforma Tec

O Transforma Tec é um programa totalmente online, com duração de 6 meses, que conta com acesso a uma trilha de capacitação personalizada para as demandas do mercado de tecnologia. 

Com uma metodologia focada em desenvolver talentos da área, utiliza atividades, projetos e vídeo aulas práticas para aprender do zero com o acompanhamento de especialistas e monitores durante toda a formação.

As bolsas incluem chips com conexão à internet e também um cartão pré-pago para compra de uma cesta de alimentação. Dentro do programa, a Dio.me oferecerá total suporte para os estudantes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!