Os investidores com recursos no Tesouro Direto estão pagando menos para manter o dinheiro aplicado neste ano de 2022. Desde sábado (1º), a taxa de custódia dos títulos teve uma redução, como parte de um compromisso firmado entre o governo e a B3. Antes, a taxa era de 0,25%. O valor agora é de 0,2% dos papéis.

O compromisso foi firmado para monitorar as condições de mercado e aproveitar oportunidades para baratear de forma permanente a taxa cobrada pela bolsa de valores, explicou a Agência Brasil. Segundo o Tesouro Nacional, as mudanças devem tornar esse tipo de investimento mais barato e acessível.

publicidade

Leia mais:

Além disso, o Tesouro Direto terá liquidez e seguro para os investidores. Para o Tesouro Nacional, essa democratização de títulos públicos para as pessoas físicas pode ajudar a sociedade a ter uma melhor educação financeira e compreender como o governo se financia.

publicidade

O Programa Tesouro Direto começou em 2002. Ele foi criado para popularizar esse tipo de aplicação e permitir que pessoas físicas pudessem adquirir, pela internet, títulos públicos diretamente do Tesouro Nacional, sem precisar da intermediação de agentes financeiros.

Na época, os bancos e corretoras cobravam a taxa de administração, enquanto a B3 tinha a taxa de custódia de 0,5%. As taxas administrativas foram deixando de existir com o passar do tempo, com a de custódia caindo progressivamente.

publicidade
Imagem mostra uma pessoa colocando moedas em um cofre de porquinho.
Os títulos do Tesouro Nacional são uma forma do governo de captar recursos e, em troca, o investidor recebe o valor com um adicional que pode variar. Crédito: Shutterstock

Outro detalhe importante é que investimentos até R$ 10 mil no Tesouro Selic (título corrigido pelos juros básicos da economia) passaram a ser isentos da taxa de custódia em agosto de 2020. Essa taxa de custódia incide também sobre o pagamento de juros, a venda do título para terceiros ou o encerramento da posição do investidor. A forma de cobrança é definida pelo evento que ocorrer primeiro.

A queda na taxa de custódia do Tesouro Direto foi anunciada em outubro, durante a Semana do Investidor, promovida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em parceria com a B3, a bolsa de valores brasileira. A bolsa de valores recebe uma remuneração pela manutenção do serviço duas vezes por ano, uma em janeiro e outra em julho.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!