A Samsung anunciou nesta semana uma nova versão para seu controle remoto Eco Remote, agora capaz de utilizar ondas de rádio para gerar sua própria energia. A ideia deste periférico é captar sinal como as das redes Wi-Fi, para recarregar a bateria interna do gadget, que também pode tirar proveito de luz solar para o mesmo objetivo.

No ano passado a Samsung mostrou ao mundo a primeira geração do Eco Remote, que é basicamente um controle remoto para TV como qualquer outro, mas com a capacidade de recarregar suas baterias com um painel solar na parte traseira do produto. Agora, para a CES deste ano, a empresa coreana evoluiu este dispositivo e adicionou ondas de rádio como fonte de energia.

Leia também

Com essa nova geração do Eco Remote, a Samsung promete que a onda de rádio gerada pelo roteador Wi-Fi da sua casa, ou mesmo para a do vizinho, é suficiente para gerar a energia do controle remoto. Este tipo de carga é pequena demais para qualquer coisa, mas este tipo de produto já consome tão pouco, que a quantidade captada já supre o que ele precisa para funcionar corretamente.

publicidade

Eco Remote da Samsung também tem painel solar

Se o local onde está a TV não conta com uma rede Wi-Fi, nem mesmo na casa do vizinho, a nova geração do Eco Remote também vem equipada com o mesmo painel solar do modelo anterior. Ele é capaz de gerar energia pela luz do sol, ou mesmo com a iluminação interna e artificial da casa. Por fim, uma porta USB-C pode ser utilizada para a recarga por meios tradicionais.

O time de desenvolvimento da Samsung afirma já trabalhar com outras formas para gerar energia para um dispositivo que consome tão pouco. A primeira delas é capaz de captar a carga ao mover o Eco Remote de lugar (energia cinética) e outra pega a mesma ideia, mas para a corrente ser criada com a movimentação do microfone ao sentir o som externo – ou seja, basta ter a TV ligada.

Quando e quanto?

Além da nova forma para gerar sua própria energia, a segunda geração do Eco Remote também introduz a cor branca para o acabamento externo. Este controle será enviado dentro do pacote para as novas TVs The Frame, Serif e Sero deste ano.

Via: The Verge.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!