A Dell anunciou, nesta terça-feira (4), uma nova geração para seu computador super fino e leve, que agora ganhou novo nome: Dell XPS 13 Plus. O portátil chega ao mercado internacional com processadores Intel Core de décima segunda geração, novo design para o teclado e touchpad, além de mais alto-falantes espalhados pela carcaça.

Poucas empresas conseguem rivalizar com o MacBook Air para o mercado de computadores extremamente finos e leves, sendo a Dell uma delas, junto da Samsung e LG. Seu carro chefe nesta batalha é o XPS 13 e este portátil recebeu um novo nome em 2022, além de mudanças generosas no acabamento. Agora ele é o Dell XPS 13 Plus.

publicidade

Leia também

Dell XPS 13 Plus (Imagem: divulgação/Dell)
Dell XPS 13 Plus (Imagem: divulgação/Dell)

Olhando para a maior diferença logo de cara: o teclado ocupa mais espaço da carcaça e as teclas estão maiores e mais próximas umas das outras, criando um visual minimalista muito bonito e uniforme.

publicidade

Del XPS 13 Plus tem uma espécie de touch bar

Outro ponto que reforça a nova apresentação está nas teclas de função, substituídas por uma linha sensível ao toque e com atalhos para recursos como volume e brilho, mas que não chega a ser uma touch bar como nos MacBooks – é possível trocar os atalhos desta linha para as teclas de função tradicionais como F1 e F2.

Dell XPS 13 Plus (Imagem: divulgação/Dell)
Dell XPS 13 Plus (Imagem: divulgação/Dell)

O touchpad também foi refeito e ele não conta mais com uma cor ou textura diferentes para indicar visualmente sua posição. Olhando por cima, ele sequer fica visível para o usuário. Vidro cobre a parte responsável por identificar o toque do dedo e a Dell garante que é possível entender onde ele está, sem desviar o olhar da tela – isso eu quero ver.

publicidade

Ainda no teclado, mais dois alto-falantes foram inseridos logo abaixo dele, completando um conjunto agora com quatro speakers, sendo a outra dupla ainda presente na parte inferior do Dell XPS 13 Plus.

As bordas da tela continuam extremamente finas e o display pode oferecer resolução em até 4K em 13,4 polegadas, dependendo do modelo configurado na hora da compra. Por dentro o Dell XPS 13 Plus oferece opções entre o Intel Core i5 e i7 de décima segunda geração, com TDP de 28 watts para mais potência. Este conjunto pode ser configurado para até 32 GB de RAM, que não pode ser expandida – ela vem soldada na placa.

publicidade
Dell XPS 13 Plus (Imagem: divulgação/Dell)
Dell XPS 13 Plus (Imagem: divulgação/Dell)

Novo portátil tem sistema de refrigeração aprimorado

Para comportar o processador com maior TDP, resultando também em maior geração de calor, a Dell inseriu um novo sistema de resfriamento. A empresa promete para o XPS 13 Plus uma capacidade maior para refrigerar todo o sistema, que também tira proveito da carcaça em alumínio e vidro para dissipar as altas temperaturas.

Por fim, mesmo com tantos avanços em desempenho, acabamento e até mesmo no touchpad, o Dell XPS 13 Plus continua com uma webcam com apenas 720p para resolução. Ele segue a tendência já marcada pela empresa para essa linha ao oferecer apenas duas portas USB-C, ao menos a dupla já é Thunderbolt 4.

Quando e quanto?

Dell XPS 13 Plus (Imagem: divulgação/Dell)
Dell XPS 13 Plus (Imagem: divulgação/Dell)

O Dell XPS 13 Plus pode ser configurado com muitas opções de RAM, memória interna e processador, indo até mesmo para o tipo de tela. No mercado internacional ele chega custando a partir de US$ 1.199. Ao Olhar Digital a empresa garantiu a chegada deste PC para o Brasil em algum momento do segundo semestre deste ano.

Com o novo nome, a Dell manterá o XPS 13 anterior e que continua como um computador portátil extremamente potente e leve, mas em valor pouco abaixo do esperado para o novo modelo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!