Veículos e Tecnologia

M60: novo modelo do SUV elétrico BMW iX entrega 619 cv de potência

05/01/22 12h51, atualizada em 05/01/22 12h58
BMW iX M60, novo SUV da BMW

BMW/Divulgação

A BMW apresentou na última terça-feira (4) a nova versão de alto desempenho do SUV elétrico iX, intitulada M60. O anúncio se deu de forma virtual durante a CES 2022, feira de tecnologia que acontece até o fim da semana em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Terceiro modelo oriundo da linha, o M60 traz a mesma bateria de 111,5 kWh e o mesmo trem de força de um iX padrão. A diferença está no pico de potência, que produz 619 cavalos de potência — portanto, 103 cv a mais do que a xDrive50, última versão do iX — e torque de 112 kgfm, ao usar o controle de largada. Em condições normais de operação, o BMW iX M60 gera 532 cv de potência e 104 kgfm de torque.

BMW/Divulgação

Como verificado no próprio nome do veículo, o M60 ganhou tratamento da M, a divisão esportiva da BMW, e, por isso, teve ajustes na suspensão que acabaram beneficiando seu pico de aceleração em relação a versões antigas. Para se ter uma ideia, com o controle de largada ativado, o M60 vai de 0 a 100 km/h em 3s6, virando 1s mais rápido do que o xDrive50.

Outra perocupação da M no projeto também foi o peso do iX M60 e, por conta disso, vários componentes de ponta foram utilizados na construção do carro, como o conceito de spaceframe de alumínio e a estrutura de carbono no teto. A bateria de alta tensão ainda foi instalada no assoalho ao centro da carroceria, a fim de garantir uma distribuição mais equilibrada da carga por eixo.

BMW/Divulgação

Autonomia estimada de 566 km

A BMW estima um alcance de 566 quilômetros para o iX M60, baseado no status de desenvolvimento do veículo até o momento. Como o xDrive50, o novo SUV é compatível com carregamento rápido de até 250 kW, o que permite uma recarga de 10% a 80% em cerca de 35 minutos.

Visualmente, o M60 apresenta um design parecido aos outros SUVs da linha iX, com as pinças de freio pintadas em azul e os logotipos e símbolos no tom Titanium Bronze. Por dentro, o modelo fornece um amplo espaço, bem projetado e repleto de tecnologia com as plataformas digitais BMW Live Cockpit Professional e BMW Natural Interaction, que permite que as funções sejam operadas por fala e gestos. Assentos, volante, apoio de braço e painel de instrumentos são todos climatizados.

As vendas globais do BMW iX M60 começam em junho. O preço no Brasil ainda não foi divulgado, mas nos EUA o modelo sairá por US$ 106.095 (aproximadamente R$ 600 mil).

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags