Um dos recursos que a Apple introduziu ainda no iOS 10 foi o aplicativo Lupa. A ferramenta consegue ampliar textos e imagens com a ajuda dos sensores de câmera no iPhone (também funciona no iPad).

Essa funcionalidade também permite ajustar cores e até aplicar filtros, algo que é beneficial principalmente para as pessoas que lidam com algum problema de visão.

Para testar a Lupa no seu gadget da marca da Maçã, basta seguir o guia abaixo. 

Como acessar o aplicativo Lupa no iOS?

Existem diversas maneiras de encontrar a Lupa no sistema da Apple. Vamos as principais.

publicidade

1. Uma delas é simplesmente procurar pelo seu ícone logo na tela de início (se não encontrar, como no exemplo abaixo, deslize até a Biblioteca de Apps e toque na pasta Utilitários).

Como acessar a 'Lupa' no iOS

2. Também é possível adicionar um atalho para o recurso direto na Central de Controle, para isso, acesse Ajustes > Central de Controle e toque no ícone ‘+’ ao lado de ‘Lupa’.

Como acessar a 'Lupa' no iOS
Agora, ao acessar a Central de Controle você verá um atalho para o recurso. Imagem: Captura de tela

3. No iPhone X ou posterior (apenas com Face ID), clicar três vezes no botão lateral também abre a Lupa. Já no iPhone 8 e anterior (com o botão de Início) é preciso pressioná-lo três vezes para abrir o aplicativo

Leia mais:

Exemplo de uso

Como na captura de tela abaixo, além de ajustar o nível de zoom com os dedos na barra deslizante, é possível alterar os níveis de brilho, contraste, aplicar filtros e até ativar a lanterna para iluminar a cena através dos ícones de atalho na interface do app.

Como usar a 'Lupa' no iOS
Exemplo de uso do aplicativo ‘Lupa’ no iPhone. Imagem: Captura de tela

Por fim, para congelar uma imagem, basta tocar no botão central. Dessa forma é possível realizar novos ajustes mesmo após tirar uma foto de algum objeto.

Pronto! Agora você já sabe como tirar proveito de mais um recurso nativo do iOS de forma simples e rápida.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!