A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que todo profissional brasileiro precisa ter. Mas, e se a pessoa perder a carteira física? Não tem problema. Como desde 2019 o documento digital pode substituir do papel, é possível recuperar sem sair de casa.

Os profissionais não precisam ter uma carteira física nova, do modelo informatizado, para ter acesso ao aplicativo. A CTPS antiga, manual, é válida para o aplicativo, previamente emitido a todos os brasileiros e estrangeiros que possuírem o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Leia mais:

Como recuperar a Carteira de Trabalho pelo aplicativo CTPS Digital:

  1. Primeiro, é preciso obter o aplicativo, nas lojas Play Store ou App Store, para Android e iOS, respectivamente. O Olhar Digital já ensinou o passo a passo aqui.
  2. Outra opção, é acessar p site de serviços do Governo Federal, através deste link.
  3. A depender da forma de acesso, as opções são “Obter” ou “Solicitar”.
Imagem: Reprodução

4. Pelo aplicativo no celular, basta se identificar e autenticar o acesso pela plataforma do Governo Federal. Já no computador, o trabalhador será redirecionado para o site do Ministério da Economia. Também é solicitada a identificação.

publicidade
Imagem: Reprodução

Pronto! Logo que entrar no site, todos os dados serão apresentados e é possível imprimir a Carteira de Trabalho. Mais uma coisa: a solicitação deve ser feita apenas pelo próprio interessado. Ao realizar o acesso, a CTPS será disponibilizada de maneira totalmente digital, sem necessidade de ir até um posto físico.

É importante lembrar que a CTPS digital não é aceita como um documento de identificação civil. Ah, também vale dizer que é bom sempre guardar a versão física da Carteira de Trabalho, para fins de comprovação. Aqueles que nunca tiveram o documento assinado também podem baixar o aplicativo, mas apenas dados pessoais serão apresentados.

Leia também: como consultar a Carteira de Trabalho Digital?

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!