Que ninguém diga que a Technics não tem coragem: a empresa anunciou, durante a CES 2022, o headset EAH-A800 que, segundo primeiras impressões dos analistas, pode vir a ser o aparelho a derrotar o todo-poderoso WH-1000XM4, da japonesa Sony.

O sucesso do dispositivo japonês se deve, em grande parte, ao seu codec bluetooth LDAC, que confere ao WH-1000MX4 excelente desempenho em bateria, qualidade e resolução de som e cancelamento de ruído. A Technics, contudo, anseia superar a Sony em todos esses pilares.

publicidade

Leia também

O EAH-A800 conta com oito microfones, o que em si pode conferir excelente cancelamento de ruído (ANC) – uma das qualidades mais comprovadas da Sony -, mas é na bateria onde ele se destaca mais, com expectativa de 40 horas de uso, mesmo com o ANC ligado e com o uso do codec LDAC – um notório devorador de carga. Sem eles, o tempo dura para incríveis 60 horas.

A recarga também não é nada que se faça vista grossa: 15 minutos de tomada asseguram 10 horas adicionais de uso, com o ANC ligado.

No corpo, ele é um pouco mais pesado que o concorrente da Sony, ou mesmo que o Bose 700: são 10,5 onças, o que se traduz em quase 3 kg. As almofadas contam com um design curvado que, segundo a Technics, aplica uma pressão uniforme por toda a orelha. A espuma também traz vedação consistente e o filamento do arco faz com que o headset fique “justinho”, mas sem apertar sua cabeça como se fosse um alicate.

No que tange ao som, a Technics diz que o EAH-A800 conta com “expressão espacial rica” – uma forma pomposa de dizer que o headset tem uma câmara de controle acústico que regula a entrada e saída de ar, permitindo aos drivers de áudio de 40 milímetros (mm) produzirem um som com graves mais precisos e a distorção seja limitada.

Chamadas também deverão trazer qualidade melhorada graças a um design que reduz a ação do vento. Fora isso, dois modos de som ambiente, sensores de reconhecimento de uso (acionamento automático de funções assim que você colocar o aparelho na cabeça) e conexão bluetooth multipontos (para usar mais de um aparelho – como o smartphone e o PC – com o mesmo fone) completam um pacote que também inclui suporte à assistente virtual Alexa, da Amazon, que vem instalada de fábrica (talvez o único ponto negativo: no headset da Sony, você pode escolher entre Alexa ou Google Assistente).

Claro é difícil dizer que finalmente encontramos o “Sony killer” que vínhamos procurando, mas não precisaremos esperar muito para saber a resposta: o Technics EAH-A800 tem previsão de chegar em março de 2022, com preço sugerido de US$ 350 (R$ 1973,83), em duas opções de cor: preto/grafite ou branco/prata.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!