O administrador chefe da agência espacial americana, Bill Nelson, anunciou em um comunicado a nomeação da doutora Katherine Calvin como consultora climática e cientista chefe da NASA para pesquisas científicas e planejamento de combate ao aquecimento global.

O anúncio vem junto do aviso da saída de Jim Green, a quem Calvin vai suceder, bem como Gavin Schmidt. Cada um ocupava uma posição distinta na agência, mas agora ambas as funções ficarão sob coordenação da nova especialista. Green deixou a NASA em 1º de janeiro, anunciando sua aposentadoria após mais de 40 anos de serviços prestados.

Leia também

Foto da Doutora Katherine Calvin, vestindo paletó azul, com cabelos longos, soltos e braços cruzados, à frente de persianas desfocadas ao fundo
A Dra. Katherine Calvin assume a liderança científica e ambiental da NASA, coordenando os esforços da agência no combate às mudanças climáticas (Imagem: Bill Ingalls/NASA/Divulgação)

“O aquecimento global é um dos maiores desafios da nossa nação – e do nosso planeta”, disse Kalvin. “A NASA é a líder mundial [em pesquisas] sobre o clima e ciências da Terra. Estou muito empolgada de fazer parte do time que está ajudando nos avanços dessa tão importante missão científica”.

publicidade

“Estou muito contente de dar à Kate as boas-vindas à família NASA, onde ela vai emprestar a sua expertise em modelos de integração do homem com a Terra, para assegurar que a administração BidenHarris tenha todas as informações necessárias para atingir o objetivo crítico de proteger nosso planeta”, disse Nelson. “Eu também aproveito para agradecer Jim e Gavin por suas lideranças inestimáveis à NASA e ao mundo”.

Antes de se juntar à NASA, a Dra. Katherine Calvin atuou como cientista ambiental no Joint Global Change Research Institute, no Laboratório Nacional Pacific Northwest. Lá, ela trabalhou na conceitualização e implementação do Modelo de Análise de Mudança Global, um sistema que explora e analisa a relação entre sistemas humanos e sistemas da Terra.

Na NASA, ela será o principal ponto de consulta de Bill Nelson e outras lideranças da agência para os seus programas científicos, bem como atuará no planejamento estratégico e político, além de agir como representante da NASA para o cumprimento dos objetivos ambientais da agência e as relações dessas pesquisas junto à mídia.

A nova consultora ambiental da NASA já vinha atuando na área desde o início do ano, aclimatando-se às funções. Ela possui mestrado e doutorado em gestão de projetos e pessoas, ciências e engenharia pela Universidade de Stanford, além de formação superior em Ciências da Computação e Matemática, pela Universidade de Maryland.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!