O administrador chefe da agência espacial americana, Bill Nelson, anunciou em um comunicado a nomeação da doutora Katherine Calvin como consultora climática e cientista chefe da NASA para pesquisas científicas e planejamento de combate ao aquecimento global.

O anúncio vem junto do aviso da saída de Jim Green, a quem Calvin vai suceder, bem como Gavin Schmidt. Cada um ocupava uma posição distinta na agência, mas agora ambas as funções ficarão sob coordenação da nova especialista. Green deixou a NASA em 1º de janeiro, anunciando sua aposentadoria após mais de 40 anos de serviços prestados.

publicidade

Leia também

Foto da Doutora Katherine Calvin, vestindo paletó azul, com cabelos longos, soltos e braços cruzados, à frente de persianas desfocadas ao fundo
A Dra. Katherine Calvin assume a liderança científica e ambiental da NASA, coordenando os esforços da agência no combate às mudanças climáticas (Imagem: Bill Ingalls/NASA/Divulgação)

“O aquecimento global é um dos maiores desafios da nossa nação – e do nosso planeta”, disse Kalvin. “A NASA é a líder mundial [em pesquisas] sobre o clima e ciências da Terra. Estou muito empolgada de fazer parte do time que está ajudando nos avanços dessa tão importante missão científica”.

“Estou muito contente de dar à Kate as boas-vindas à família NASA, onde ela vai emprestar a sua expertise em modelos de integração do homem com a Terra, para assegurar que a administração BidenHarris tenha todas as informações necessárias para atingir o objetivo crítico de proteger nosso planeta”, disse Nelson. “Eu também aproveito para agradecer Jim e Gavin por suas lideranças inestimáveis à NASA e ao mundo”.

Antes de se juntar à NASA, a Dra. Katherine Calvin atuou como cientista ambiental no Joint Global Change Research Institute, no Laboratório Nacional Pacific Northwest. Lá, ela trabalhou na conceitualização e implementação do Modelo de Análise de Mudança Global, um sistema que explora e analisa a relação entre sistemas humanos e sistemas da Terra.

Na NASA, ela será o principal ponto de consulta de Bill Nelson e outras lideranças da agência para os seus programas científicos, bem como atuará no planejamento estratégico e político, além de agir como representante da NASA para o cumprimento dos objetivos ambientais da agência e as relações dessas pesquisas junto à mídia.

A nova consultora ambiental da NASA já vinha atuando na área desde o início do ano, aclimatando-se às funções. Ela possui mestrado e doutorado em gestão de projetos e pessoas, ciências e engenharia pela Universidade de Stanford, além de formação superior em Ciências da Computação e Matemática, pela Universidade de Maryland.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!