Uma boa alternativa para combater o desemprego é por meio da qualificação profissional. Nesse sentido, os cursos tecnológicos ganham cada vez mais espaço nas universidades brasileiras. Trata-se de uma modalidade de graduação que mais recebe matrículas nas faculdades. Entre os atrativos, estão o tempo reduzido para formação e o ensino voltado ao mercado de trabalho. 

Entenda o que é a graduação tecnológica 

A graduação tecnológica é aquela que tem até três anos de duração, formando profissionais para nichos específicos do mercado de trabalho. 

Por isso, as aulas focam mais na prática, preparando o aluno para solucionar problemas que fazem parte do dia a dia corporativo, nas linhas de produção das fábricas e também nas áreas de tecnologia. 

Muitas aulas acontecem nos laboratórios e as habilidades priorizadas são as referentes ao exercício da profissão. 

publicidade

Uma formação com nível de graduação 

A formação nos cursos de tecnologia são graduações, ou seja, o aluno é aprovado no nível superior, com o devido reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). 

A dica é justamente você consultar se a instituição de ensino escolhida está autorizada a fornecer o curso, com os devidos reconhecimentos do MEC. 

É importante informar que a formação em um curso técnico também é aceita em concursos públicos que exigem nível superior. 

Pessoa estuda em frente a computador
A procura por cursos tecnológicos aumenta a cada dia no Brasil em razão da formação mais rápida e focada no mercado de trabalho. lmagem: fizkes / Shutterstock

Leia mais:

Diferenciais dos cursos tecnológicos 

Entre os diferenciais dos cursos tecnológicos, podemos citar os aspectos práticos das profissões.

Podem se inscrever em cursos tecnológicos quem concluiu o Ensino Médio, com aulas presenciais, semipresenciais ou a distância (EAD). 

Vale enfatizar que os cursos tecnológicos são graduações, enquanto os técnicos são programas de nível médio. 

Sabendo-se que a falta de qualificação profissional é um dos entraves no mercado de trabalho, nada melhor do que investir no conhecimento de olho em um bom emprego e sucesso profissional. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!