Há uma semana, o governo do Kosovo proibiu a mineração de criptomoedas. O pequeno país europeu passa por uma grave crise energética. Agora, a polícia do país apreendeu mais de 300 máquinas de mineração de Bitcoin, intensificando os esforços para conter a atividade.

Inicialmente, na última quinta-feira (6), a polícia afirmou ter confiscado 67 dispositivos “suspeitos de serem usados para a produção de criptomoedas”. A operação aconteceu em Mitrovica, no norte do Kosovo. Dois dias depois, as autoridades apreenderam outras 272 máquinas de mineração Antminer Bitcoin, em Leposavic.

publicidade

Leia mais:

Ainda de acordo com a polícia kosovar, uma pessoa foi presa durante a operação de sábado (8). No mesmo dia, outras 39 máquinas de mineração de Bitcoin foram encontradas na capital do país, Pristina. Para a ministra da Economia, Artane Rizvanolli, a apreensão é uma economia de ““dezenas de milhares de euros por mês” dos contribuintes.

O Kosovo enfrenta a crise energética desde o final do ano passado. A maior usina termoelétrica precisou ser fechada por um problema técnico, forçando o governo a importar eletricidade da Sérvia, país vizinho. Porém, esse último perdeu um terço de sua capacidade, aumentando os preços, por problemas estruturais combinados ao frio do inverno, com fortes nevascas.

Equipamento de mineração Asic
A polícia do Kosovo apreendeu mais de 300 máquinas de mineração de criptomoedas. Imagem: Artie Medvedev/Shutterstock

Em dezembro, o Kosovo declarou estado de emergência de 60 dias. Logo depois, proibiu a mineração de criptomoedas, como Bitcoin. O congresso do país redigiu um Projeto de Lei sobre os ativos digitais em outubro de 2021, esperando que o parlamento o adotasse até o final do ano. Mas, a legislação ainda está pendente.

O Kosovo tem uma população de 1,8 milhão de habitantes e, por causa da crise energética, está importando mais de 40% de sua energia consumida, de acordo com a agência internacional de notícias Reuters.

Via: Decrypt

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!