A Samsung anunciou hoje que está fechando em definitivo a Tizen Store, onde usuários podiam baixar apps e atualizações para seus celulares com SO Tizen. Em junho do ano passado, a companhia fechou novos registros para a loja, e apenas usuários preexistentes podiam acessar a Tizen Store para baixar aplicativos. 

Usuários dos celulares Samsung Z1, Z2, Z3 e Z4 de todos os países que tentarem acessar a loja vão encontrar um aviso de erro. O Z4 foi o último modelo com o sistema operacional Tizen lançado pela Samsung, em 2017. Agora os usuários precisarão trocar seu celular por modelos mais atuais Android, iOS ou Huawei.

Em 2018, o app ACL, necessário para baixar apps populares de Android para Tizen, saiu da plataforma. Na sequência, apps como Facebook, WhatsApp, Modern Combat, Asphalt 8 e Line também foram descontinuados.

Vale apontar que o sistema operacional Tizen ainda é usado nas smart TVs da Samsung, que é líder do mercado no segmento. A companhia confirmou que o Tizen continua em serviço para suas TVs. Além disso, a Samsung já revelou que está pronta para licenciar o Tizen para fabricantes de televisores interessados, o que com certeza vai tornar a plataforma ainda mais popular. 

publicidade

Leia mais:

Por enquanto, não há informações sobre se fabricantes já sabiam sobre o início do licenciamento da Tizen, e a Samsung não revelou se já há clientes negociando sua entrada na plataforma.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!