Quem tem smartphone, dificilmente consegue se esconder. Isso porque os aparelhos estão sempre conectados e cientes da localização do usuário. Felizmente, dá para saber quando isso acontece. Mas você sabe o que significa cada uma das diferentes setinhas de localização mostradas pelo iPhone?

No sistema operacional iOS, e também no iPadOS, dos tablets da Apple, uma seta localizada perto da hora mostra quando o celular ou um aplicativo está usando a localização. São três tipos diferentes, cada uma com uma função própria.

Leia mais:

O que é a seta preenchida no iPhone?

Imagem: Reprodução

O primeiro é o ícone sólido. Quando o seu iPhone mostrar uma seta preenchida, significa que um aplicativo, ou mesmo um site, está usando os Serviços de Localização. Você pode bloquear esse uso através das configurações do aparelho.

publicidade

Confira no detalhe:

seta iphone localização
Imagem: Reprodução

E a seta vazada?

Imagem: Reprodução

Uma outra opção é a seta vazada, ou só o contorno. Esse símbolo significa que algum aplicativo do seu iPhone pode receber a sua localização. Isso, claro, mediante algumas condições.

Confira no detalhe:

Imagem: Reprodução

Por fim, a seta azul

A terceira e última seta usada como símbolo de localização no iPhone é a seta azul. Quando o seu aparelho celular mostrar o ícone azul e branco, no lugar onde deveria estar a hora, significa que algum app está usando sua localização em tempo real.

Aplicativos de delivery, como iFood e Rappi, ou para solicitar transporte, como Uber ou 99, por exemplo, geralmente deixam o smartphone exibindo esta seta. Isso também passa pela solicitação de autorização do usuário.

Imagem: Reprodução

Você sabe como usar as ferramentas de proteção de privacidade do seu aparelho?

Com as novas configurações tanto do Android quanto do iOS, é possível utilizar as ferramentas de proteção de privacidade, sendo bem úteis para mantê-lo sempre distante de golpes ou situações constrangedoras.  

Ao realizar essas configurações, você terá o controle sobre avisos e opções. Um exemplo é quando um site ou serviço deseja utilizar informações pessoais como localização ou cliques no navegador. Aprenda a usar neste Tutorial do Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!