Um asteroide do tamanho de uma van passou próximo da Terra na madrugada desta terça-feira (11), menos de dois dias após ser descoberto. Chamado de 2022 AC4, o asteroide foi descoberto pelo Mount Lemmon Survey no dia 9 de janeiro, e oficializado pelo Minor Planet Center através da Circular MPEC 2022-A129 no dia 10, pouco antes de se aproximar a cerca de 92 mil km do nosso planeta, às 02:19 (horário de Brasília) desta terça.

Asteroide 2022 AC4 (aquele pontinho pequeno no centro da imagem) registrado a partir de Ceccano, na Itália.
Imagem: Gianluca Masi / virtualtelescope.eu

Essa distância é considerada próxima, corresponde a menos de ¼ da distância até a Lua, mas é uma distância segura, tanto para a Terra quanto para os nossos satélites geoestacionários, que estão a cerca de 32 mil km de distância. 

Além disso, o asteroide é relativamente pequeno. Pelas estimativas iniciais, teria entre 4,3 e 9,5 metros. Quando objetos deste tamanho atingem a Terra, nossa atmosfera se encarrega de vaporizar grande parte da sua massa e reduzir sua velocidade ao ponto de não representar grandes riscos para a população em solo. 

Leia mais:

publicidade

Descobertas como essa mostram como é complicado mapear os pequenos asteroides do Sistema Solar. Apenas quando passam próximos à Terra é que podem ser enxergados pelos nossos sistemas de busca, mas muitas vezes passam despercebidos. Algumas vezes, asteroides até maiores do que esse nos surpreendem atingindo nosso planeta antes mesmo de serem detectados, como ocorreu em Chelyabinsk, na Rússia, em 2013. Por isso, a necessidade de investir cada vez mais nos programas de busca de asteroides próximos à Terra, para impedir que um dia, que tenhamos uma surpresa desagradável vinda do espaço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!