Segundo patentes notadas pelo site alemão LetsGoDigital, a Motorola pode estar desenvolvendo um celular que é quase 100% tela com suporte para stylus

Em 2020, a Motorola Mobility LLC registrou uma patente no USPTO (a agência de patentes dos EUA) para uma tela de “tensão de fáscia pré-formada unitária em pelo menos dois lados de uma caixa de dispositivo eletrônico”. No final de 2021, a companhia registrou outra patente intitulada “Métodos e sistemas para alterar os arranjos de botões virtuais apresentados em um ou mais visores” para o mesmo aparelho. 

publicidade

Como é possível ver nas imagens, o celular, provavelmente um Motorola Razr, possui uma tela flexível que cobre quase 100% do aparelho, menos as extremidades superior e inferior. Como as laterais também são cobertas pela tela, a Motorola deve substituir botões físicos por botões virtuais. O aparelho também pode ser controlado com um stylus, segundo os documentos.

Na segunda imagem, a patente detalha como o celular usa sensores de movimento, temperatura e gravidade para identificar se o celular está no bolso ou bolsa do usuário. Quando o celular é retirado do bolso, os sensores ajustam a interface para o jeito como o usuário está segurando o celular, modificando a localização dos botões virtuais. 

Quando o smartphone está no bolso, as funções dos botões virtuais passam para os botões físicos das extremidades. Isso permite que o usuário cancele uma chamada, por exemplo, sem tirar o celular do bolso. A parte inferior do aparelho conta ainda com entrada para cartão SIM, entrada USB-C, microfone e alto-falante. A parte superior também conta com alto-falante, microfone e entrada para fones de ouvido.

Renderização por Parvez Khan (Technizo Concept)

Leia mais:

Uma coisa que não fica clara pelas imagens é onde ficariam as câmeras do celular 100% tela. O LetsGoDigital coloca a possibilidade de que as câmeras fiquem sob a tela.

Com base nas patentes, o designer Parvez Khan (Technizo Concept) criou renderizações em 3D conceituais para o possível futuro celular envolto em tela da Motorola.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!