O jogo de palavras ‘Termo’, ou ‘Wordle’, virou uma febre entre usuários do Twitter, e vários aplicativos começaram a surgir na App Store. Agora, a Apple informou a BBC News que removeu diversas dessas versões copiadas do jogo popular.

‘Termo’ é um desafio diário de palavras, em que o jogador tem seis chances de acertar uma palavra de cinco palavras. Para ajudar o jogador a encontrar a palavra, o jogo dá algumas dicas. Ao tentar uma palavra, se ela contiver uma das letras que estão na palavra original, mas ela estiver na posição incorreta, ela aparece colorida de dourado. Se a letra estiver no lugar correto, aparece em verde. Caso a letra não esteja na palavra, fica cinza.

publicidade

Uma nova palavra é lançada todos os dias. Após resolver – ou falhar em resolver o quebra-cabeça – o jogador pode copiar a sua jornada na partida e colar nas redes sociais, sem dar spoiler da palavra para os demais jogadores.

Essa ferramenta tornou o jogo um sucesso mundial e um fenômeno das redes sociais, alcançando mais de 2 milhões de jogadores. E o número não para de crescer.

publicidade

Leia mais!

O motivo pelo qual a Apple removeu as cópias não está totalmente claro, mas pode ser que tenha relação com a política de remover aplicativos que copiam o trabalho de outro desenvolvedor, apesar de a versão original não ter um aplicativo, e funcionar como um site gratuito.

publicidade

O desenvolvedor original de ‘Termo’, ou ‘Wordle’ na versão original, é o Engenheiro de Software Josh Wardle, que criou o jogo para se divertir com os amigos e família, compartilhando o jogo no WhatsApp. Na sequência, ele abriu para o público e o sucesso hoje é gigantesco.

A versão em português do jogo pode ser encontrada aqui.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!