Um levantamento divulgado no fim do ano passado pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) revela que o número de empresas de TI saltou 55% desde 2018. Considerando os números da pesquisa, atualmente o Brasil já conta com mais de 422 mil empreendimentos no setor de tecnologia da informação, que engloba software, hardware e serviços.

Apenas em 2020, mesmo com os impactos da pandemia, foram cerca de 85 mil novas empresas abertas no mercado nacional de tecnologia. No mesmo ano, o faturamento estimado para o setor foi de R$ 426 bilhões — quantia que equivale a 5,6% de todo o PIB Nacional (Produto Interno Bruto).

publicidade
Número de empresas de TI dispara no Brasil
Profissões na área de tecnologia também estão em alta no Brasil. Imagem: Roman Samborskyi/Shutterstock

Dentre os estados, o que mais movimentou capital no nicho de TI em 2020 foi São Paulo. Sozinho, foram R$ 206 bilhões, o que responde por quase a metade do total registrado em todo o país (48,4%). Em segundo lugar, o Rio de Janeiro ficou com 10% dessa fatia, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com 6,3% e 5,4%, respectivamente.

Leia mais:

Para Giovani Pacifico, diretor de produtos e vendas da Zyxel Brasil, uma multinacional taiwanesa especializada em soluções de conectividade e redes corporativas, os número do setor devem continuar surpreendendo nos próximos anos.

“Estamos em um momento muito favorável para o surgimento de novas empresas de TI, não apenas pela pandemia que exigiu que providências fossem tomadas rapidamente e a tecnologia foi uma grande aliada, mas também pelo aumento da procura de companhias de outros segmentos pela digitalização, então, consequentemente, novas empresas surgirão, a parcela do segmento no PIB aumentará e novas vagas de emprego serão criadas”, avaliou o executivo.

Por fim, acompanhando os dados vistos até aqui, as estimativas da Brasscom (Associação das Empresas da Tecnologia da Informação e Comunicação) apontam que para os próximos dois anos o Brasil terá um mercado ainda mais aquecido, com pelo menos 420 mil vagas em aberto para profissionais de TI.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!