A Samsung liberou a atualização do Android 12 com a One UI 4 para o Galaxy Z Fold 3, e isso aconteceu 2 dias antes do Z Flip 3, que recebeu o novo sistema hoje. Testei esse ótimo smartphone dobrável no ano passado, e senti muita diferença na nova versão. A principal mudança para mim, foi a nova interface da câmera.

Com a One UI 4, o software da câmera do Z Fold 3 foi completamente modificado, e para muito melhor. Além da interface em si, existem novos recursos bem úteis. Por exemplo, a One UI 4 conta com um modo noturno que tira até 20 fotos e as combina para mostrar mais detalhes na foto final.

publicidade

Outras mudanças estão nos ícones dos apps e os widgets, que contam agora com bordas arredondadas. Além disso, seguindo o padrão da interface Material You do Android 12, a opção da paleta de cores permite mudar a cor dos ícones e detalhes do sistema para o mesmo tom usado no papel de parede, o que é visualmente bem bonito, ainda que também seja confuso, pois ficam todos parecendo o mesmo app.

Detalhes da One UI 4 com Android 12 no Z Fold 3

Com o novo sistema, o recurso Picture-in-Picture em apps como o YouTube agora pode ser redimensionado como o usuário quiser. Outra novidade é a opção de redução de brilho extra, muito útil para usar o smartphone em ambientes escuros. Nas configurações, a opção assistência do aparelho e bateria agora tem um rosto que mostra como está o dispositivo, e a Samsung inclui novos recursos como a opção de proteger a bateria. A tela de escolha de widgets também foi reformulada, e todos esses detalhes fazem a diferença no Android 12 com a interface One UI 4 no Z Fold 3.

Além disso, também foram feitas atualizações de privacidade, dando um controle maior para o usuário sobre cada aplicativo, além da possibilidade de cortar o uso do microfone e da câmera. Agora, um app que usa o seu microfone ou câmera avisa ao usuário que isso está acontecendo, com um pequeno aviso verde no topo da tela. Ao deslizar o dedo de cima para baixo e clicar nesse aviso, o sistema vai te dizer qual app está usando o hardware.

Como instalar o novo sistema

Quer instalar a One UI 4 com o Android 12 no seu Z Fold 3? É bem simples, basta abrir as configurações, clicar em “atualizações de software” e depois em “baixar e instalar”. A partir daí, o processo é todo feito de forma automática.

Com o novo sistema, o Galaxy Z Fold 3 se torna ainda melhorar, mas ainda não estamos satisfeitos aqui na redação, pois ele ficar ainda melhor no futuro. Assim, estamos na torcida para que a Samsung lance uma versão do Android 12L para o seu smartphone dobrável.

O Android 12L, que ganhou uma versão Beta 2 ontem (12), é uma versão do sistema otimizada para telas maiores como tablets e smartphones dobráveis. A novidade foi lançada em dezembro em versão beta.

Leia também

Confira a lista de outros aparelhos que também vão receber a One UI 4 no Brasil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!