O Solterra da Subaru recebeu uma versão STI que foi apresentada como conceito no Salão do Automóvel de Tóquio deste ano. O veículo surgiu no evento ao lado do conceito E-RA e de outros modelos da montadora nipônica.

A estreia global do Solterra aconteceu em novembro de 2021, como o primeiro veículo totalmente elétrico 4×4 da fabricante. Sua nomenclatura remete à união das palavras Sol e Terra (apesar da origem nipônica da marca, a inspiração veio dos termos conhecidos em latim, português e espanhol).

publicidade

Leia também:

Conceito elétrico Subaru STI
Imagem: Divulgação/Subaru

Compartilhando seus fundamentos com o bZ4X da Toyota, o SUV da Subaru traz um estilo interior e design exterior bem em linha com o primeiro elétrico da montadora conterrânea. As diferenças mais perceptíveis estão no tratamento da grade dianteira, delineada em preto e preenchida com a cor do corpo do veículo, e nos faróis mais robustos.

publicidade

Muitos detalhes em vermelho

Conceito visto de cima
Imagem: Divulgação/Subaru

Já a versão STI do Solterra vem com spoilers vermelho cereja, que podem ser encontrados em quase toda a carroceria, não apenas sob o para-choque dianteiro. A única exceção parece ser o para-choque traseiro, que tem apenas ornamentos em vermelho cereja nas bordas inferiores, logo atrás das rodas.

Detalhe da roda do veículo da Subaru em Tóquio
Imagem: Divulgação/Subaru

A tampa do porta-malas tem um discreto spoiler que foi pintado de preto e traz emblemas STI nas laterais. Cada roda em tom preto tem um raio pintado de vermelho, que pode resultar em um contraste interessante durante a condução. Esse mesmo tipo de detalhe na roda – um raio contrastante – é aplicado em alguns campeonatos de drift, sendo usado pelos juízes para conferir se um competidor trava uma roda durante uma manobra.

publicidade

Convém reforçar que o Subaru Solterra STI é apenas um conceito, ou seja, é muito bem possível que não exista uma versão de produção do veículo futuramente. Em sua gama de conceitos, a Subaru também está exibindo em Tóquio o conceito E-RA, o conceito de desempenho Levorg STI e o conceito de desempenho WRX S4 STI. Os veículos também estão sendo acompanhados no evento pelo carro de corrida BRZ GT300 2021 e pelo modelo de desempenho BRZ STI.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!