Embora o Nissan Z 2023 tenha feito sua estreia oficial nos Estados Unidos em agosto do ano passado, a montadora apresentou agora no Salão do Automóvel de Tóquio o seu equivalente para o mercado nipônico: o Fairlady Z. Como destaque, uma versão chamada de Nissan Fairlady Z Customized Proto vem com um tom laranja clássico, que remete ao Z432R.

Tal modelo era uma versão voltada somente para os consumidores do Japão e recebeu o nome “432” em virtude das quatro válvulas por cilindro do motor de seis cilindros em linha, três carburadores e duas árvores de cames.

Leia também:

Frente do carro da Nissan
Imagem: Divulgação/Nissan

Além de sua pintura atraente, a criação reforça a conexão com seu ancestral dos anos 1970, com uma variedade de detalhes em preto e uma grade frontal dividida. A Nissan também instalou rodas pretas de estilo retrô no Fairlady Z customizado, envoltas em pneus vintage adornados com letras brancas para imitar o carro de corrida Z432R.

publicidade

Há sutis para-lamas em ambos os eixos e pinças de freio laranja para combinar com o corpo e com o contorno da calota central da roda. Muito parecido com o acabamento Performance do Nissan Z 2023, o veículo recebe um spoiler montado na porta traseira, sendo um pouco maior e com mais detalhes em preto.

Fairlady Z customizado
Imagem: Divulgação/Nissan

Quatro variantes Fairlady Z

Disponível em transmissão manual e automática, quatro variantes do novo Nissan Fairlady Z serão disponibilizadas para os motoristas japoneses. As diferenças entre cada variante serão sutis, sendo o sistema de freios, rigidez da suspensão e tamanho das rodas o único diferencial de desempenho.

Todos os modelos Fairlady Z virão equipados com o motor V6 biturbo de 3 litros com potências de 405 cv e 475 Nm. A nova transmissão automática de nove velocidades apresenta um modo Sport com trem de força e resposta de direção mais rápidos, controle de estabilidade menos restrito e um aprimoramento de som ativo.

Parte traseira do Fairlady Z
Imagem: Divulgação/Nissan

Não há menção aos tempos de sprint de 0 a 100 km/h, mas a Nissan diz que o novo trem de força deve cortar 15% em relação ao modelo anterior, que é de 5,6 segundos para o automático de sete marchas. Outro detalhe está no escapamento personalizado com um design exclusivo para os acabamentos duplos. A Nissan também deu especial ênfase ao nome Fairlady Z, projetando um emblema na parte traseira do veículo.

Versão limitada

Parte interna do Fairlady Z limitado
Imagem: Divulgação/Nissan

Uma variante Proto Spec também será oferecida, limitada a apenas 240 unidades a um preço de pouco menos de JPY 7 milhões (algo por volta dos R$ 340 mil, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas). Esta opção exclusiva recebe pinças de freio amarelas com logotipo Z, rodas forjadas Rays de 19 polegadas na cor bronze, manopla da alavanca de câmbio manual, bancos de couro com detalhes em amarelo, camurça e acabamento das portas em tecido com costura amarela e acabamento com costura interior.

No interior dos Fairlady Z da Nissan, o motorista recebe um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas com um grande tacômetro no centro e luz de mudança na posição “12 horas”. Outras informações vitais, como temperaturas do fluido e pressão do óleo, são exibidas em grandes medidores circulares.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!