A Toyota Gazoo Racing, divisão de desempenho da montadora japonesa, levou à edição de 2022 do Salão do Automóvel de Tóquio um modelo hardcore de dois lugares totalmente ajustado do GR Yaris. Como sugerido em seu emblema, a sigla GRMN faz menção a “Gazoo Racing, ajustado pelo Mestre de Nürburgring” (a icônica pista alemã).

O veículo, como explica a marca, “passou por um refinamento rigoroso com pilotos profissionais”, entretanto, o carro ainda trabalha sobre um motor 1.6 litro turbo de três cilindros com 268 cavalos de potência. Por outro lado, existem relações de transmissão mais próximas, uma embreagem reforçada, um diferencial mecânico de deslizamento limitado e mais.

Leia também:

Veículo da Toyota de lado
Imagem: Divulgação/Toyota Gazoo

Entre os destaques do hatchback GRMN Yaris, há uma saída de torque mais alta de 390 Nm em oposição aos 370 Nm, além de um peso cerca de 20 kg mais leve que um GR Yaris padrão. A divisão da Toyota ainda não confirmou o impacto que isso teve no tempo de 5,5 segundos no sprint de 0-96 km/h do GR Yaris.

publicidade

Além disso, a versão GRMN é um pouco mais quadrada: a largura aumentou e a altura foi reduzida em 10 mm. O carro também traz um corpo mais rígido (cortesia de 546 novos pontos de solda e 12 m de adesivo estrutural extra). Todos os exemplares do veículo Toyota estão sendo oferecidos exclusivamente no Japão com as entregas começando no terceiro trimestre deste ano.

Yaris na cor vermelha
Imagem: Divulgação/Toyota Gazoo

Série limitada do GRMN Yaris

A série está limitada em 500 unidades, com dois pacotes de opção. O Circuit complementa o acabamento básico com uma série de peças adicionais, como rodas BBS GRMN de 18 polegadas e uma pintura personalizada em aço fosco. Já o Rally adiciona uma atualização de suspensão GR sob medida, uma bandeja protetora e uma barra de rolagem.

Parte interna do veículo apresentado em Tóquio
Imagem: Divulgação/Toyota Gazoo

Os preços começam em cerca de 7,3 milhões de Ienes, algo acima dos R$ 355 mil, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas. Um dos seus pacotes chega a custar 8,4 milhões de Ienes (mais que R$ 412 mil em conversão direta).

Juntamente com o GRMN Yaris, a Toyota lançou um novo programa de personalização que visa fornecer aos clientes modelos “que evoluem rapidamente e podem ser adaptados a indivíduos” como um carro de corrida. Os dados de condução de cada veículo podem ser usados ​​pelos engenheiros para introduzir ajustes de software e configurações de hardware sob medida para otimizar o desempenho do seu motorista.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!