O Olhar Espacial desta sexta-feira (14), às 21h (horário de Brasília), recebe o astrônomo brasileiro Cristóvão Jacques, do Observatório SONEAR, que trabalha na busca de asteroides próximos à Terra desde 2014.

Jacques fez um alerta sobre um asteroide descoberto no início deste ano, com cerca de 70 metros, que tem chance de atingir a Terra em meados de 2023.

publicidade

O asteroide, chamado de 2022 AE1 foi descoberto em 6 de janeiro deste ano a partir do Observatório do Mount Lemmon Survey, no Arizona, Estados Unidos. No dia seguinte, a descoberta foi oficializada pelo Minor Planet Center através da Circular MPEC 2022-A56

Leia mais:

Ilustração de asteroide
Ilustração de asteroide. Créditos: Shutterstock

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!