A possibilidade de controlar o celular por comandos de voz pode ser muito útil em algumas situações do dia a dia. Seja simplesmente para trocar uma música no carro ou ler e responder mensagens, o recurso é um aliado e tanto para aqueles momentos em que as mãos não estão livres para interagir com o aparelho. 

No Android, algo que geralmente não é muito explorado é a possibilidade de acessar o Google Assistente e várias de suas funções direto na tela de bloqueio pelo tradicional comando “Ok Google” (o “Hey Google” também funciona). Confira no guia abaixo como ativar e tirar proveito do recurso. 

Acessar o Google Assistente na tela de bloqueio

Primeiro, é preciso “ensinar” a sua voz ao Google Assistente para que o app reconheça os comandos. Isso também é necessário para tentar evitar que outros usuários também consigam ativar o seu aparelho.

1. Para isso, toque no atalho do Google Assistente na barra de pesquisas do Google.

publicidade

2. Em seguida, toque no ícone em destaque para acessar a interface que permite ajustar os parâmetros do assistente virtual do Google.

3. Agora, toque na sua foto na lateral superior direita e acesse a opção ‘Ok Google e Voice Match’.

4. Acesse Modelo de voz > Redefinir modelo de voz. Diga algumas vezes o comando “Ok Google” para o sistema reconhecer a sua voz e toque em ‘Finish’ para finalizar o processo.

5. Feito isso, volte a tela inicial do Google Assistente, toque novamente na foto da sua conta e acesse a opção ‘Tela de bloqueio’.

6. Por fim, na próxima tela ative a opção em destaque. Dessa forma, o Google Assistente poderá responder aos seus comandos mesmo quando o smartphone estiver bloqueado.

Tenha em mente que com a diversidade de modelos de aparelhos Android no mercado, essa função pode funcionar de maneira ligeiramente diferente dependendo da fabricante. Os testes foram feitos em um celular rodando o Android 11.

Com o recurso ativado, é possível executar funções como a leitura de e-mails, acessar o calendário do Google, fazer chamadas para os seus contatos, acessar lembretes e notas, dentre outros.

Google Assistente ativado na tela de bloqueio do Android.
Google Assistente ativado na tela de bloqueio do Android. Imagem: Reprodução

Veja também

Como descobrir se o Google Assistente está instalado no celular?

Para usar o Google Assistente, é preciso conferir se o aplicativo instalado no seu telefone. A boa notícia, é que a maioria dos aparelhos mais recentes (com Android 7.0 ou mais atual) já vem com o recurso pré-instalado.

Caso o aparelho ainda rode uma versão mais antiga do sistema, como o Android 5.0, por exemplo, ainda é possível executar o aplicativo. Basta baixá-lo na Google Play.

Tela do aplicativo Google Assistente na Google PLay Store.
O aplicativo oficial do Google Assistente também está disponível para download na Google Play Store. Imagem: Reprodução

Vale destacar que existem alguns requisitos mínimos para o assistente funcionar: o celular precisa de pelo menos 1 GB de memória RAM, estar rodando o Android 5.0 ou posterior e possuir uma tela com resolução 720p (1280 x 720 pixels).

No passado, também havia a opção de desbloquear o Android pelo assistente, no entanto, por questões de segurança, o recurso foi desativado pelo Google no Android 8.0, já que existia a possibilidade de pessoas com vozes semelhantes conseguirem desbloquear outros aparelhos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!