A empresa suíça Dufour vai iniciar os testes de voo com seu eVTOL conceito de asa inclinada, o Aero3. Lançado no verão do ano passado, o modelo — por conta da asa basculante — é capaz de ser rápido e econômico como um avião e decolar e aterrisar de forma vertical como um helicóptero.

Com capacidade para oito pessoas e baixa pegada de ruído sonoro, o Aero3 é uma aeronave híbrida com seis hélices na asa principal e duas menores na cauda. Combina, para ter uma maior autonomia no ar, hélices acionadas de forma elétrica com propulsão híbrida, atingindo velocidade de cruzeiro de 350 km/h. O alcance é de 1.020 quilômetros e a carga útil máxima de 750 quilos.

publicidade
Aero3, eVTOL de asa inclinada da Dufour
Dufour Aerospace/Divulgação

A Dufour já garantiu a distribuição do eVTOL de asa inclinada para todos os países da região escandinava (Finlândia, Dinamarca, Suécia, Noruega e Islândia). Por lá, a empresa suíça será representada pela Savback, companhia tradicional na Suécia que vende helicópteros há 30 anos.

“A Savback é uma parceira confiável e bem posicionada para promover nossas aeronaves Aero3 na Escandinávia”, disse o CEO e co-fundador da Dufour, Thomas Pfammatter, sobre o acordo. “Nos orgulha que uma empresa tão experiente e fortemente ancorada no mercado de helicópteros acredite no potencial de nossa visão, projetos e equipe.”

Ambulância aérea

Embora possa ser utilizado para transporte pessoal, o Aero3 deve ser utilizado inicialmente como veículo de salvamento ou ambulância aérea. Uma das justificativas para este uso é que essas missões não exigem uma infraestrutura extra para o tráfego como os futuros táxis aéreos.

As operações do eVTOL com asa inclinada devem começar até 2025, mas a Dufour ainda depende da certificação da Easa (Agência Europeia para a Segurança da Aviação, na sigla em inglês). Até então, o foco será nas operações de uma versão não-tripulada menor, a Aero2, que realizou seu primeiro voo ainda em 2021.

O protótipo em escala real do Aero3 será construído ainda este ano e começará os testes no fim de 2022.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!