Um novo conceito de carro elétrico e autônomo é, praticamente, um playground para gatos, cachorros de pequeno porte e (por que não?) para seus tutores. Nomeado como Renault Pet Communication Device (RPCD), o veículo conceitual de Sejoon Kim expande o ideal de ficarmos mais próximos dos nossos amiguinhos.

O playground móvel criado pelo estudante de design de Seul, Coreia do Sul, é destinado a facilitar um espaço adequado para animais de estimação. Basicamente, cada área do carro oferece alguma utilidade ou outra – só para constar, a montadora Renault não parece ter vínculo com o conceito, sendo puramente uma escolha de Kim.

Para animais de estimação e para humanos

Atrás, o RPCD possui um formato arredondado que se abre de modo bem amplo, servindo como a entrada principal usada por animais de estimação e tutores. Já na frente, um segmento do capô se levanta, criando um ambiente para os bichinhos descansarem na sombra. Além disso, parte da grade do veículo faz a vez de uma mesa deslizante para o motorista fazer uma refeição, por exemplo.

parte da frente do conceito
Imagem: Reprodução/Behance/Sejoon Kim

Seguindo o que se vê nas imagens renderizadas que Kim postou em seu perfil no Behance, o conceito traz um interior bem mais “gatificado” do que seria um carro tradicional. Até os assentos foram redesenhados para permitir que os felinos (claro, também os cachorrinhos e outros bichinhos) andem livremente por todo o espaço.

publicidade

Podemos ver assentos, mesas deslizantes e superfícies que podem ser usadas como locais para configurar um dispositivo ou até mesmo trabalhar. A cabine oferece outros recursos para os humanos, como porta-copos, um sistema de som e até o que se parece com uma cafeteira.

área da frente do conceito elétrico
Imagem: Reprodução/Behance/Sejoon Kim

Leia mais:

Ainda por dentro, a parte traseira do RPCD foi projetada para ser o mais espaçosa possível, oferecendo brinquedos e áreas para os bichinhos correrem. Existem espalhadas superfícies de diferentes alturas e formas – aparentemente perfeitas para gatos – e brinquedos de roer para cães menores.

parte interna atrás do carro
Imagem: Reprodução/Behance/Sejoon Kim

Na parte externa do conceito elétrico, Kim configurou espaços dedicados próximos às rodas traseiras como mais um local para guardar brinquedos e demais objetos necessários para o convívio entre motoristas e seus pets.

Apesar de haver a informação de que o conceito é elétrico e autônomo, não há menção dos sistemas em vigor para conceder essas habilidades. A ideia aqui está especificamente na criação de um novo ambiente sobre rodas diferente do usual, unindo o que é realmente útil com o que é realmente agradável. Afinal de contas, dificilmente existe algo melhor do que ficar junto dos nossos amados bichinhos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!