Um dos vulcões mais perigosos do mundo, o Monte Vesúvio, localizado na cidade de Nápoles, na Itália, parece “dar uma espiadinha” no céu através de um buraco aberto entre as nuvens em uma impressionante imagem captada por um satélite da Nasa.

Divulgada na última semana pelo Observatório da Terra, da agência espacial norte-americana, a foto foi feita pelo Operational Land Imager a bordo do satélite Landsat-8, que é operado em parceria com o Serviço Geológico dos EUA.

publicidade

Nela, é possível ver a caldeira do cume do vulcão – uma grande depressão semelhante a uma tigela que se forma quando um vulcão entra em erupção e colapsa – bem como uma seção de uma grande cordilheira montanhosa ao norte, que é um remanescente do Monte Somma. Foi do interior do Monte Somma que cresceu o Monte Vesúvio.

Esta visão do satélite Landsat-8 mostra o vulcão Monte Vesúvio “espiando” através de nuvens brancas sobre a Itália. Imagem: Joshua Stevens/Landsat/NASA Earth Observatory

Monte Vesúvio teve erupção violenta histórica

Segundo os cientistas, o Monte Vesúvio é um estratovulcão, o que significa que seu cone é construído a partir do acúmulo de camadas de lava e cinzas de erupções anteriores. Faz parte do arco vulcânico campaniano, uma série de vulcões na Itália que fica em uma fronteira entre placas tectônicas, onde a placa africana está sendo subduzida sob a placa eurasiana. 

publicidade

É composto por múltiplos vulcões ativos, adormecidos e extintos, tanto em terra quanto debaixo d’água, incluindo o Monte Etna, na Sicília, que começou a entrar em erupção novamente em fevereiro de 2021.

Nesta imagem mais aproximada, o Monte Vesúvio é claramente visível através de um buraco circular nas nuvens. Imagem: Joshua Stevens/Landsat/NASA Earth Observatory

Leia mais:

publicidade

A erupção mais famosa do Vesúvio destruiu e preservou simultaneamente as cidades romanas de Pompeia e Herculano, no ano de 79 da Era Comum. No entanto, a lava expelida de sua erupção mais recente, em 1944, destruiu a vila vizinha de San Sebastiano. 

No total, o Monte Vesúvio teve oito grandes erupções nos últimos 17 mil anos, com base na análise geológica das camadas de lava ao seu redor, de acordo com o Observatório da Terra.

publicidade

Apesar de permanecer calmo desde sua última explosão, o Monte Vesúvio ainda é classificado como um vulcão ativo e ocasionalmente apresenta atividade de terremotos subterrâneos e ventilação de gás de seu cume. 

Ele é considerado um dos vulcões mais perigosos do planeta porque qualquer erupção futura tem o potencial de destruir Nápoles, uma cidade italiana localizada a 12 quilômetros a noroeste do vulcão, que abriga mais de 3 milhões de pessoas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!