Não é muito prático enviar arquivos manualmente de uma aparelho para o outro. O processo pode ficar ainda mais complicado ao mudar de plataforma. A boa notícia, é que quem troca o Android pelo iPhone conta com um aplicativo desenvolvido pela Maçã que cuida de tudo em poucos toques.

Se trata do aplicativo ‘Migrar para iOS’. Com o software, o usuário consegue enviar tudo de um celular para o outro de forma automática. Veja como funciona no guia abaixo.

Migrar dados do Android para o iPhone

Antes de começar, vale seguir algumas recomendações: mantenha o Wi-Fi dos aparelhos sempre ligado e, como precaução, ligue os dois celulares na tomada ao longo do procedimento.

Tenha em mente que a capacidade de armazenamento do iPhone deve ser igual ou superior à quantidade de dados enviados, do contrário o processo irá falhar.

publicidade

A última dica é: faça a migração assim que tirar o iPhone da caixa. Se já tiver concluído a configuração inicial do iOS, será preciso apagar todo o seu conteúdo e começar de novo!

Tudo pronto? Vamos ao passo a passo.

1.  Primeiro, baixe e instale o aplicativo ‘Migrar para iOS’ no Android através do Google Play.

Aplicativo 'Migrar para iOS'.
Imagem: Google Play/Reprodução

2. No iPhone, no processo de configuração inicial do aparelho tenha muita atenção quando chegar na tela abaixo, a de ‘Apps e Dados’. Aqui, toque na opção ‘Migrar Dados do Android’ para dar início a migração dos arquivos.

Migrar dados do Android para o iPhone
Imagem: Apple/Reprodução

3. De volta ao Android, abra o aplicativo ‘Migrar para iOS’. Toque em ‘Continuar’, leia os termos e toque em ‘Concordo’. 

Você pode optar por enviar ou não informações sobre o uso do app e também escolher se deseja compartilhar os seus dados de localização. Imagem: Reprodução

4.  De volta ao iPhone, depois da opção ‘Migrar Dados do Android’, toque em ‘Continuar’. Agora, como no exemplo abaixo, aguarde até o aparelho mostrar um código de seis dígitos na tela.

Migrar dados do Android para o iPhone
Imagem: Apple/Reprodução

5. Insira o mesmo código no celular Android.

6. Para a transferência de dados ser concluída, o iPhone vai criar uma rede sem fio temporária que vai funcionar como uma ponte entre os aparelhos. Quando for solicitado, conecte o seu celular Android a ela e aguarde até que a tela ‘Transferir Dados’ (em inglês, Transfer Data) seja exibida.

7. No dispositivo Android, selecione os conteúdos que deseja transferir e toque em ‘Continuar’.

Dependendo da quantidade de dados, o processo pode demorar. Imagem: Google Play/Reprodução

8. Depois que a barra de progresso estiver totalmente completa no iOS, toque em ‘OK’ (ou ‘Done‘) no Android. 

No fim, basta seguir as outras etapas para concluir a configuração inicial do seu novo iPhone.

Se tiver algum problema no meio do caminho, a Apple recomenda reiniciar os dois dispositivos e tentar os passos novamente. No Android, outra recomendação é manter apenas o Wi-Fi ativado e a rede móvel desligada para evitar erros. 

Pronto! No fim, verifique no iPhone se está tudo de acordo. Lembrando que o recurso não suporta o envio de alguns formatos de arquivos, como músicas e PDF, por exemplo.

Veja também

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!