A mochila a jato Jet Suit, inventada em 2016 pelo britânico Richard Browning, foi emprestada pela empresa Gravity Industries (de propriedade do inventor) à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O traje especial foi usado na realização de um exercício de resgate em uma montanha da Eslovênia.

A aliança militar intergovernamental resolveu observar a funcionalidade da mochila a jato para missões de busca e salvamento. Por sua vez, a Jet Suit tem sido constantemente testada para uma ampla gama de aplicações, com o próprio Browning sendo o piloto de testes.

Leia também:

Até o momento, o inventor britânico lançou sua Jet Suit principalmente para forças militares. Browning voou com o traje na Conferência do Povo do Exército na Inglaterra há menos de dois meses. Outro voo ocorreu no início do ano passado, onde a Jet Suit foi usada por um soldado da Força de Operações Especiais Marítimas da Holanda.

publicidade

Os Royal Marines, força de infantaria anfíbia da Marinha do Reino Unido, também realizaram há poucos meses um exercício para testar a viabilidade do equipamento voador movido a querosene de aviação em operações de abordagem de navios. Entretanto, a tecnologia não foi considerada pronta para a adoção militar ainda.

Ao todo, mais de 100 eventos de voos foram realizados pela Gravity Industries até agora, em mais de 30 países. Em seu teste na Eslovênia, a mochila a jato foi usada por um piloto da OTAN para apoiar uma missão de resgate e fornecer assistência médica, entregando plasma sanguíneo. Confira:

Voos a jato para ações paramédicas

Já seu último exercício paramédico explorou a rapidez com que um médico voador pode localizar e estabilizar um paciente de cuidados intensivos. A Jet Suit mostrou sua competência para ganhar tempo vital antes da chegada de uma equipe de evacuação.

Embora existam limitações no que a Jet Suit pode fazer, especialmente em termos de tempo de voo (que é de apenas quatro minutos), a tecnologia pode se mostrar muito útil. A mochila pode operar em qualquer condição climática, sendo capaz de voar em altitudes de até 3.658 metros e podendo atingir velocidades de até 130 km/h. Seus motores geram mais de 1.000 cv, com o usuário controlando o voo conforme muda a direção para onde as turbinas são apontadas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!