Ciência e Espaço

SpaceX instala “capas” de proteção no Super Heavy

Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues
18/01/22 17h52, atualizada em 19/01/22 14h41

Imagem: SpaceX

Pela primeira vez, a SpaceX instalou uma série de “capas” de proteção em um protótipo do foguete Super Heavy, sinalizando uma proximidade cada vez mais evidente de um teste de lançamento. A informação veio do site NASASpaceFlight, que tem repórteres que moram ao lado da estrutura da SpaceX em Boca Chica, chamada Starbase.

Leia também

Essas capas são, basicamente, pequenas chapas de aço ultra finas, montadas em pequenas barras de sustentação (para facilitar remoções futuras), que servem para proteger o Super Heavy durante testes de ignição no solo, bem como em sua ignição oficial. No exemplo acima, é possível vê-las em áreas como as aletas do foguete, formando o que parece ser um “cinturão”.

Estranhamente, porém, a SpaceX instalou fiações e eletrônicos nessas capas, mas elas estão bem próximas do ponto de ignição dos propulsores Raptor, que empurrarão o Super Heavy para cima. A ignição desses motores é bem poderosa e pode danificar alguns componentes.

A proteção extra deve servir para compensar a forma de reentrada atmosférica do Super Heavy: foguetes menores – como o Falcon 9 – executam pequenos disparos de seus propulsores para reduzir a velocidade da queda, o que consequentemente faz com que o calor da reentrada seja menos nocivo ao veículo.

O Super Heavy, por outro lado, foi desenhado para descer em queda livre, suportando todo o impacto da reentrada atmosférica – e o calor gerado por esse processo. Por causa disso, os equipamentos internos do foguete estão em maior risco, por isso precisam de toda proteção possível.

Mais além, é a vontade da SpaceX que o foguete seja reutilizável, e as tais capas devem servir a esse propósito para o Super Heavy.

Evidentemente, ainda serão necessários testes para saber se essa proteção será suficiente, mas pouco a pouco, a estreia do foguete – e de sua companheira, a nave orbital Starship – vem se aproximando.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags