Produtos e Reviews

Samsung Exynos 2200 com GPU da AMD leva ray tracing aos smartphones

18/01/22 10h36, atualizada em 18/01/22 10h38
Exynos 2200 c om GPU AMD (Imagem: divulgação/Samsung)

Exynos 2200 c om GPU AMD (Imagem: divulgação/Samsung)

A Samsung apresentou hoje seu novo processador flagship Exynos 2200, que tem como maior destaque sua GPU Xclipse feita com arquitetura RDNA 2 da AMD.

Com a arquitetura RDNA 2 da AMD, o novo processador terá a possibilidade de oferecer aos gamers mobile ray tracing acelerado por hardware, e VRS (Variable Rate Shading) que só estavam disponíveis em PCs, notebooks e consoles, como lembra o release da Samsung.

Samsung lança Exynos 2200 com GPU da AMD / Divulgação: Samsung

O Exynos 2200 conta com um núcleo Cortex-X2, três núcleos Cortex-A710 e quatro núcleos Cortex-A510. Além da GPU com arquitetura AMD, o novo chip da Samsung conta com núcleos Arm de última geração e uma NPU (unidade de processamento neural) melhorada.

Apesar de só ter sido lançado hoje, o projeto do Exynos 2200 começou em 2019, quando a Samsung e a AMD anunciaram uma parceria para criar uma versão das GPUs Radeon para smartphones.

Samsung aposta que o Exynos 2200 com GPU AMD vai revolucionar mercado

“Criado com o nosso mais avançado processo de EUV (litografia ultravioleta extrema) de 4nm, e combinado com tecnologias inovadoras de GPU e NPU mobile, a Samsung criou o Exynos 2200 para oferecer a melhor experiência para usuários de smartphones,” disse Yongin Park, presidente da System LSI Business da Samsung.

“Com a Xclipse, nossa GPU mobile criada com tecnologia gráfica RDNA 2 da líder da indústria AMD, o Exynos 2200 vai redefinir a experiência de games mobile, ajudada por gráficos melhorados e desempenho em AI,” completou. Ainda segundo Yongin Park, “Além de trazer a melhor experiência mobile para os usuários, a Samsung vai continuar seus esforços para liderar a jornada na inovaçao de chips lógicos.”

Segundo a Samsung, o novo chip tem suporte a uma câmera de 200 MP, uma câmera de 108 MP com até 30 fps, ou um conjunto de câmeras de 64 MP e 36 MP, também a 30 fps. Ele grava em 4K HDR ou em 8K, mas não em 8K HDR como o Snapdragon 8 Gen 1 da rival Qualcomm. Além disso, ele pode ser equipado com até 7 câmeras, das quais 4 podem funcionar simultaneamente.

Processador Exynos 2200 com GPU da AMD foi confirmado ano passado

A presença da arquitetura RDNA 2 foi confirmada na Computex em junho do ano passado pela CEO da AMD, Lisa Su. No ano passado, um vazamento disse que o desempenho gráfico do processador Exynos com GPU AMD supera até o dos iPhones, o que precisará ser testado.

Após uma incerteza sobre o lançamento do Exynos 2200 com GPU feita em parceria com a AMD, ele acontece exatamente uma semana depois do previsto, e os novos processadores devem estar na nova linha Galaxy S22, ao contrário do que indicavam alguns rumores. A nova linha também terá uma versão com Snapdragon 8 Gen 1 para o mercado dos Estados Unidos, mas a verdade é que os processadores Exynos nunca foram tão promissores quanto agora.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags