Já se passaram seis anos desde o famoso vídeo do “Gorila da Estação Espacial Internacional”, rodou a comunidade astronômica em 2016. Nele o astronauta da Nasa Scott Kelly, vestindo uma fantasia de gorila perseguia outro tripulante do laboratório no espaço.

Kelly, que se aposentou da NASA naquele mesmo ano, recentemente elucidou os detalhes por trás da brincadeira — incluindo os percalços enfrentados para que a fantasia chegasse até ele, a mais de 400 km acima da superfície da Terra.

Leia também:

Segundo o próprio Scott, “a culpa” foi de seu irmão gêmeo e também ex-astronauta, Mark Kelly. Ele, que se aposentou bem antes que seu irmão, decidiu num belo dia presentear Scott com o fatídico traje. A justificativa foi a melhor possível, digna de um homem que estudou muita coisa sobre muita coisa para ser um astronauta: “Porque nunca vimos um gorila no espaço”.

publicidade

Mark, hoje um senador pelo Partido Democrata para o estado do Arizona, selou a fantasia a vácuo e enviou-a ao irmão, colocando a bagagem na carga em uma malfadada missão de um foguete Falcon 9, da SpaceX, em junho de 2015. Sim, aquele que explodiu.

Não sendo um homem que desiste facilmente e claramente tem suas prioridades em dia, Mark tentou uma segunda vez no ano seguinte – e desta vez conseguiu enviar a fantasia à ISS com sucesso. E o resto, como diz a expressão, é história: um clipe de 15 segundos de Scott, vestindo a fantasia e perseguindo o colega britânico Tim Peake em gravidade zero, viralizou graças a um usuário do Twitter (que, erroneamente, disse que Mark era o símio disfarçado).

Pelo Twitter, o próprio Scott Kelly esclareceu os detalhes. O vídeo em questão já teve mais de nove milhões de visualizações, mais de 355 mil curtidas, 75,1 mil retuítes diretos (quando você só clica no botão correspondente) e 11,8 mil retuítes comentados até o final desta publicação.

“É claro que o povo gostou”, disse Scott. “Como alguém pode não gostar de um gorila no espaço? Eu fiquei surpreso por isso ter aparecido de novo na internet depois de todos esses anos”.

Scott disse que aquele seria o seu ano de aposentadoria não só da vida no espaço, como da NASA. Ele viria a assumir uma cadeira em um comitê que supervisiona empreitadas espaciais na Organização das Nações Unidas (ONU). “No fim do meu ano no espaço, eu precisava de um pouco de humor”, ele disse.

Tim Peake, o “fujão” do vídeo, já sabia da situação e entrou na brincadeira. Mas Scott afirma que outros residentes da ISS não estavam necessariamente cientes, o que levou a algumas situações indigestas: “Eu me escondi no dormitório de outro astronauta e, quando ele foi abrir a porta, eu pulei à frente dele, e depois eu fiquei meio preocupado de ter causado um infarto nele ou algo assim”, ele disse.

Nem tudo foi brincadeira, contudo: em outro vídeo, Scott aparece apresentando conteúdos educacionais para crianças enquanto veste a fantasia. Segundo ele, um recurso visual desse tende a chamar atenção, algo bastante interessante quando se interage com o público infantil.

Scott hoje é palestrante e autor do livro “Endurance: My Year In Space, A Lifetime of Discovery”. E não, ele não tem a fantasia: “aquilo foi para o lixo. Eu não quero ser responsável por nenhum outro gorila no espaço”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!