Muita gente pode achar que a Previdência Social só é útil no momento de se aposentar, mas existem vários serviços que podem ser utilizados, principalmente voltados aos trabalhadores da ativa. Entre eles, podemos citar a perícia médica, necessária para o afastamento em razão de doenças ou acidentes no ambiente de trabalho. No aplicativo Meu INSS é possível solicitar esse e muitos outros serviços, trazendo mais facilidade aos cidadãos. 

São mais de 90 serviços de forma digital, incluindo um acesso ao portal gov.br. O objetivo do aplicativo é reduzir o número de pessoas nas agências como forma de prevenção do contágio da Covid-19.

Veja como instalar o aplicativo Meu INSS 

  1. Você pode instalar o aplicativo em seu celular ou acessar o site por meio deste link. Na Play Store ou App Store, digite Meu INSS que logo o aplicativo estará disponível para download. 
meu inss

2. O aplicativo pedirá que você registre uma senha, fazendo testes de segurança por meio da identificação de figuras.

3. Aí é só selecionar o serviço almejado e inserir os seus dados para a solicitação ser efetuada no banco de dados da Previdência Social. Veja como o processo é rápido e simples no vídeo abaixo:

publicidade

Passo a passo para solicitar perícia médica no Meu INSS

A solicitação de perícia médica, assim como todos os demais serviços do Meu INSS, pode ser feita tanto no site quanto no aplicativo.

Passo um

Faça o login com sua senha e clique em agendar perícia.

Passo dois

Na página seguinte, algumas opções se apresentarão, tais como perícia inicial (caso seja a primeira) ou perícia de prorrogação (benefício já aprovado). Você poderá ainda selecionar uma remarcação na data ou presencial com indicação médica.

Passo três

Após escolher a opção referente a sua situação, você deverá entrar no sistema com os dados pessoais e também referentes ao seu registro profissional. O mesmo procedimento vale para os outros serviços.

No caso da perícia médica, caso seja necessário um comparecimento em alguma agência da Previdência Social, você deverá ir no dia e horário marcados, com um documento original com foto, documentos médicos (exames, laudos, receitas) e também identificação com foto caso tenha um procurador ou representante legal.

Veja no vídeo abaixo como deve ser o procedimento para você ter acesso ao Auxílio Doença:

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!