A Airstream está apresentando o conceito de trailer elétrico totalmente integrado e construído de forma inteligente. Com um corpo de alumínio polido brilhante e um estilo retrô, o eStream é baseado na arquitetura da empresa americana Thor, controladora da Airstream.

O conceito apresenta um sistema de transmissão elétrico alimentado por bateria que pode suportar o veículo de reboque. Ou seja, o trailer pode ajudar um veículo movido a combustão ou – principalmente – elétrico a reduzir seu consumo de combustível ou energia.

Leia também:

Trem de força de alta tensão

amigos confraternizando próximos ao trailer
Imagem: Divulgação/Thor Industries

Seu trem de força puramente elétrico de alta tensão é composto por dois motores que acionam particularmente cada uma das duas rodas. São 242 cavalos de potência e 179 Nm de torque trabalhando junto a duas baterias de íons de lítio com capacidade combinada de 80 kWh.

publicidade

O conceito é equipado com painéis solares de 900 watts que alimentam as baterias e outras comodidades a bordo, permitindo inclusive uma temporada fora da rede por até duas semanas. É bom ter em mente que o trailer elétrico da Airstream deve possuir um peso relativamente bem maior do que o de um trailer tradicional, dado o trem de força elétrico e autônomo.

parte interna do trailer
Imagem: Divulgação/Thor Industries

Um trailer inteligente

Teoricamente, a empresa traz que o eStream possui a capacidade de carregar muito mais rápido que as alternativas de baixa tensão, fornecendo a experiência de recarga mais rápida. No entanto, não são fornecidas especificações de carregamento. A Thor postou recentemente um vídeo com o trailer elétrico mostrando muitas de suas competências:

A carga da bateria e os fluxos de energia podem ser monitorados por meio de um aplicativo móvel, que também informa onde estão localizadas as estações de carregamento mais próximas. Os usuários também podem ver quantos quilômetros faltam antes da próxima carga e planejar sua viagem usando as ferramentas digitais.

Um dos pontos exclusivos do conceito, de acordo com a Airstream, está na capacidade do trailer elétrico de ser estacionado remotamente, sem que o veículo de reboque esteja envolvido. Através do modo Move, é possível eliminar o estresse de engatar e dar ré em um acampamento, por exemplo.

Ainda não é possível saber se a Thor tem planos de produção para o conceito da Airstream. Porém, a impressão é de que o trailer elétrico está “pronto” para a produção, tendo em vista a quantidade expressiva de detalhes que o projeto já apresenta.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!