O Google anunciou, na semana passada, um novo recurso de segurança para o Google Drive, que pretende alertar o usuário sobre um arquivo suspeito. O aviso aparece em forma de banner no topo da página e ele é sempre exibido quando um documento é visualizado no navegador, antes de ser baixado para o PC.

Se você utiliza a solução do Google para armazenamento em nuvem, saiba que o serviço de backup está liberando um novo recurso de segurança para documentos que podem ser visualizados no browser. A novidade aparece em forma de um banner amarelo quando o usuário abre o arquivo, com os dizeres: “Este arquivo parece suspeito, ele pode ser utilizado para roubar suas informações pessoais”.

publicidade

Leia também:

Alerta do Google Drive (Imagem: divulgação/Google)
Alerta do Google Drive (Imagem: divulgação/Google)

Este é um aviso já presente em outras ferramentas do próprio gigante das buscas, como o Docs, Planilhas, Apresentações e o Drawings. Com o alerta, o Drive pretende diminuir os ataques de malware, phishing e ransomware sofridos principalmente por empresas.

Alerta no Google Drive é apenas para empresas

O aviso pode ser exibido quando um documento, imagem ou qualquer outro tipo de arquivo é aberto para visualização dentro do navegador, antes do download de fato. A ideia é justamente impedir que o usuário faça o download e acabe contaminando o computador utilizado no momento.

O alerta não impede o download do arquivo, documento ou imagem visualizada, a decisão continua na mão da pessoa. A escolha da cor amarela para o banner também é importante para aumentar a atenção necessária para ele, mas eu ainda acredito que seria melhor um pop-up com o mesmo aviso.

Por enquanto o aviso aparece apenas em contas corporativas do Google Drive, envolvendo os planos Workspace, G Suite Basic e G Suite Business. Assim como acontece com qualquer novidade para este tipo de usuário, o próprio gigante das buscas prevê um tempo de até 15 dias (a partir de 20 de janeiro) corridos para que o recurso esteja disponível para todos.

Via: Google.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!