Está programada para esta segunda-feira (24) a reentrada na Terra da cápsula SpaceX Cargo Dragon C209, que saiu da Estação Espacial Internacional (ISS) e agora está a caminho de casa, com previsão de cair no Golfo do México por volta das 18h05 (pelo horário de Brasília), na costa da Cidade do Panamá, no estado americano da Flórida.

Cargo Dragon C209 a caminho de casa, depois de desatracar da Estação Espacial Internacional. Imagem: Nasa

No entanto, segundo o site Teslarati, o horário e a localização do mergulho da espaçonave dependem das condições climáticas na área. A Nasa e a SpaceX preferem pousos diurnos, e como as condições atuais de mar e vento estão favoráveis, os planos para a chegada em torno das 16h05 do horário local têm grandes chances de serem bem sucedidos.

publicidade

Conforme a informação postada no Twitter oficial da ISS, a cápsula desatracou do laboratório orbital no domingo (23), às 11h40 (horário de Brasília).

SpaceX tem programação intensa de lançamentos e reentradas para 2022

O retorno de C209 à Terra será o primeiro de até seis reentradas e recuperações de espaçonaves Dragon programadas para 2022. 

Em seguida, a SpaceX vai lançar a Axiom-1 (Ax-1) – a primeira missão totalmente privada da Crew Dragon à ISS, o que deve ocorrer até o fim de março.

De acordo com a empresa, cerca de duas semanas depois, a espaçonave reutilizável tentará então sua terceira reentrada orbital tripulada – a primeira para o Dragon 2 e cápsulas espaciais tripuladas.

Dias depois, o Falcon 9 está programado para lançar Crew-4 – a quarta missão operacional de transporte da tripulação da Nasa com quatro astronautas –, o que deve acontecer até 15 de abril. 

Leia mais:

Assim que a missão Crew-4 acoplar-se à ISS, a Crew-3 retornará à Terra alguns dias depois – talvez por volta de 20 de abril, segundo o planejamento.

Como todas as outras missões operacionais Crew, a Crew-4 passará aproximadamente seis meses em órbita, período durante o qual a SpaceX deverá lançar suas duas missões de carga – CRS-25 e CRS-26 (entre maio e setembro deste ano). 

A espaçonave Crew Dragon da missão CRS-26 provavelmente voltará à Terra em meados de outubro, liberando um porto de atracação da ISS para o lançamento da missão Crew-5, em 25 de outubro.

Novamente, se as coisas estiverem de acordo com o plano, a missão Crew-4 entregará a ISS para a Crew-5 pessoalmente e partirá no fim de outubro ou início de novembro, encerrando as operações de lançamento e recuperação Dragon da SpaceX para o ano. 

Em última análise, a SpaceX tem planos para até cinco lançamentos e seis reentradas de cápsulas em 2022, transportando cerca de 12 toneladas de carga e até 16 astronautas para ou da ISS.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!