A Meta anunciou hoje que está criando o AI Research SuperCluster (RSC), um supercomputador de inteligência artificial que será o mais rápido do mundo quando ficar pronto, na metade desse ano. Ele tem um único objetivo, ajudar a desenvolver o futuro metaverso da empresa.

Segundo o release do Facebook, mesmo inacabado o RSC já é um dos supercomputadores de inteligência artificial mais rápidos do mundo, e quando estiver completo ele será o mais rápido de todos eles.

Supercomputador de IA da Meta pode ser pedra fundamental do metaverso da empresa

O computador vem sendo construído nos útimos 18 meses, e atualmente já tem um desempenho equivalente ao de mais de 100 mil computadores desktops típicos, segundo a Meta. Mas, para que será usado tanto poder de processamento? A ideia é que esse computador seja a base da nova plataforma do metaverso, na qual a inteligência artificial será fundamental.

RSC será o supercomputador de inteligência artificial mais rápido do mundo quando estiver pronto
RSC será o supercomputador de inteligência artificial mais rápido do mundo quando estiver pronto / Divulgação: Facebook

Segundo a empresa, para criar uma nova geração de IA avançada, serão necessários novos computadores, capazes de quintilhões de operações por segundo, mas eles ainda não existem. No seu blog de inteligência artificial, a Meta dá mais detalhes sobre seu supercomputador RSC (e o que pretende fazer com ele), mas vamos adiantar alguns.

publicidade

Quando estiver pronto, supercomputador terá 16 mil GPUs

O RSC tem (atualmente) 760 sistemas Nvidia DGX A100, com um total de 6.080 GPUs, uma velocidade de transferência de dados de 1.600 Gb/s e 175 PB (petabytes) de armazenamento, além de 46 petabytes de cache. Além disso, ao longo desse ano, ele vai passar a ter 16 mil GPUs, aumentando seu desempenho no treinamento de algoritmos de inteligência artificial em 2,5 vezes.

A Meta garante que seu supercomputador também é seguro, mantendo os dados dos usuários criptografados. Em um post no Facebook, Mark Zuckerberg deu os parabéns ao time da Meta responsável pela construção do RSC, e disse que o supercomputador vai permitir novos modelos de IA que podem aprender de trilhões de exemplos, compreender centenas de idiomas e mais.

Quer saber mais sobre o supercomputador da Meta? Clique abaixo para assistir ao vídeo de apresentação do AI Research SuperCluster, ou simplesmente, RSC.

Quem está ansioso pelo metaverso que dá nome a Meta, e também para ver o supercomputador RSC em pleno funcionamento? Vale lembrar que um protótipo do headset para o metaverso da marca já existe, o Project Cambria.

Leia também:

Fonte: Trusted Reviews

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!