Nos jardins da residência oficial do governador de Santa Helena, uma das ilhas mais remotas do globo, que faz parte do Território Ultramarino Britânico, vive um morador muito especial: Jonathan, uma Tartaruga de Seychelles (Aldabrachelys gigantea hololissa) macho conhecida como o animal terrestre vivo mais velho do mundo, que em 2022 completa 190 anos.

Jonathan tinha cerca de 50 anos quando chegou a Santa Helena, em 1882. Na verdade, ninguém sabe sua idade exata, já que sua “data de nascimento”, em 1832, é uma estimativa. Em declaração à CNN, Matt Joshua, diretor de turismo de Sta. Helena, disse: “ele pode ter 200 anos, porque a informação sobre sua chegada na ilha não é exata e não há um registro real de seu nascimento”.

publicidade

A prova documental mais antiga de sua idade é uma foto tirada em 1886. Nela, Jonathan e uma outra tartaruga de sua espécie podem ser vistas pastando nos gramados da Plantation House, a residência oficial do governador da ilha.

Jonathan é a tartaruga da esquerda desta foto feita em 1886, nos jardins da residência oficial do governador de Santa Helena
Imagem: Wikimedia Commons / Domínio Público

Antes de Jonathan, a tartaruga mais velha do mundo era Tu’i Malila, que morreu em Tonga em 1966, aos 189 anos. Ela foi um presente do explorador britânico Capitão James Cook para a família real do arquipélago por volta de 1777. Estima-se que outra tartaruga da espécie de Jonathan, chamada Adwaita, viveu até os 255 anos no Jardim Zoológico Alipore em Calcutá, na Índia, onde morreu em 2006. Sua idade, no entanto, não pôde ser verificada devido à falta de documentação.

publicidade

Vida de Rei na Terra da Rainha

Como todo ser vivo já em idade (bem) avançada, Jonathan vem, há um bom tempo, apresentando sinais da idade, como a cegueira e perda do olfato. Por isso ele vinha se alimentando mal, basicamente de galhos, folhas e grama, que eram as únicas coisas que conseguia identificar e aproveitar na natureza.

Agora, após passar por um tratamento digno de um rei, Jonathan faz uma dieta hipercalórica rica em alimentos nutritivos, como maçãs, cenouras, pepinos, bananas e goiaba, o que está permitindo a recuperação de sua saúde e vigor, segundo o veterinário Joe Hollins relatou à revista National Geographic.

publicidade

“Seu bico, antes cego e quebradiço, se tornou afiado e letal, então ele provavelmente estava sofrendo de microdeficiências de vitaminas, minerais e oligoelementos, até a atualização da dieta”,  disse Hollins.

animal mais velho do mundo tartaruga Jonathan
Jonathan é cego em decorrência de catarata e perdeu totalmente o olfato, mas tem perfeita audição. Imagem: Saint Helena’s Info

Animal mais velho do mundo tem excelente audição

Embora cego de catarata e totalmente sem olfato, a enorme tartaruga ainda tem uma audição excelente, de acordo com seu veterinário. “Uma vez por semana eu o alimento na mão para aumentar sua ingestão de calorias”, informou Hollins em relatório. “Depois de sua refeição, eu limpo seu queixo, coço sua garganta e desejo-lhe tudo de bom”.

publicidade

Muitas pessoas nunca ouviram falar dessa espécie, também conhecida como Tartaruga Gigante de Aldabra, e podem até mesmo confundi-la com seus primos moradores das Ilhas Galápagos (as Tartarugas Gigantes de Galápagos). Mas, elas são bem diferentes.  

“As Tartarugas Gigantes de Aldabra são muito mais interessantes e sociáveis ​​do que a maioria das pessoas poderia esperar”, diz  Justin Gerlach, coordenador científico do Nature Protection Trust of Seychelles (Órgão de Proteção da Natureza das Seychelles, em tradução livre). 

Leia mais:

Na vida selvagem, esses animais formam grupos ou rebanhos que gostam de se reunir em pastagens abertas, e Johnathan tem a companhia de duas fêmeas, Emily e Frederika. Em cativeiro, “se bem mantidos, eles buscarão companhia humana”, diz Gerlach. “Algumas das tartarugas até gostam de ser acariciadas”.

Embora as tartarugas de Aldabra estejam praticamente protegidas da caça hoje, Gerlach diz que há um perigo muito maior para a espécie. O Atol de Aldabra está a apenas entre um a dois metros acima do nível do mar, e os cientistas estão prevendo que os oceanos do mundo vão subir até cerca de um metro até o ano 2100. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!