O Programa Artemis da NASA está perto de ser oficialmente iniciado em 2022, e a primeira missão já passa pela última fase de testes. Segundo um comunicado no site da agência espacial norte-americana, foi realizado, na última segunda-feira (24), um teste de contagem regressiva, no qual o sistema foi aprovado sem nenhuma ressalva.

Basicamente, um teste de contagem regressiva avalia o funcionamento de softwares de lançamento, bem como componentes físicos do processo que leva até a partida do foguete. No caso do Programa Artemis, os testes são bastante detalhados, considerando a magnitude do projeto (levar o homem de volta à Lua e, eventualmente, pisar pela primeira vez em Marte), e também pelo fato da estrutura de lançamento — o SLS (sigla em inglês para “Sistema de Lançamento Espacial”) — também ter sido criado especificamente para essa empreitada.

publicidade

Leia também

sls nasa foguete programa artemis testes
Com a proximidade da estreia do Projeto Artemis, a NASA vem ampliando o detalhamento de testes de voo, a fim de garantir que tudo corra conforme o planejado (Imagem: Nasa/Divulgação)

“A simulação da contagem regressiva avaliou as respostas de dois sistemas, assegurando que o sequenciador operasse corretamente”, diz trecho do comunicado da NASA. “No dia do lançamento, o sequenciador no solo ‘entregará’ o controle [do lançamento] do foguete e da nave a um sistema automatizado que assumirá o comando cerca de 30 segundos antes da partida”.

publicidade

A missão Artemis I, a primeira do programa, será não tripulada e controlada remotamente. Seu principal objetivo é a certificação do foguete SLS e da cápsula Orion, antes da primeira missão tripulada, a Artemis II, em 2023. A cápsula passará 26 dias no espaço, dando uma “volta” ao redor da Lua antes de retornar à Terra e pousar em um oceano com a ajuda de paraquedas.

Evidentemente, ainda há um bom caminho a ser percorrido antes do lançamento da missão, o que inclui um teste mais completo em fevereiro de 2022: “a seguir”, continua o comunicado, “o time vai completar os testes finais específicos de engenharia para a missão Artemis I. As equipes continuarão promovendo checagens finais do foguete lunar, em preparação para o ensaio completo, mês que vem”.

publicidade

Mesmo assim, as coisas devem estar bem aceleradas na agência: a previsão é a de que o primeiro lançamento do programa ocorra em 12 de março de 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!