O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, contradisse uma nota técnica emitida pela pasta e afirmou que a hidroxicloroquina não tem eficácia comprovada contra a Covid-19. A fala do ministro vem apenas um dia depois de um documento divulgado pelo Ministério defendendo o uso do medicamento.

Em participação no programa “Sem Censura”, da TV Brasil, Queiroga relembrou que a hidroxicloroquina foi testada no começo da pandemia como uma droga candidata ao tratamento da Covid-19. Na ocasião, o recomendado era o “uso compassivo” da droga, que se mostrou ineficaz contra a doença.

publicidade

“Essas medicações, inclusive eu já falei, são medicações cujo uso científico ainda não está comprovado, mas essa confusão que querem criar entre vacina e cloroquina é totalmente descabida”, disse Queiroga durante sua participação no programa.

Entenda o caso

Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Netto. Crédito: Anderson Riedel/Palácio do Planalto

Na semana passada, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Netto, assinou uma nota técnica que defende que as vacinas não têm efetividade contra a Covid-19, enquanto a hidroxicloroquina tem.

publicidade

O documento assinado por Angotti apresenta uma série de explicações para justificar a rejeição de um protocolo que foi aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre o uso do chamado tratamento precoce para pacientes que não estão hospitalizados.

Leia mais:

publicidade

Em uma tabela que comparava as ações da hidroxicloroquina e das vacinas contra a Covid-19, o medicamento, comprovadamente ineficaz, é colocado como testado, seguro e recomendado, enquanto o uso das vacinas é desencorajado pela Conitec.

Após a sinalização de recuo por parte de Marcelo Queiroga, a Conitec deve emitir uma nova nota técnica, que será divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (26). O novo documento deve apontar para a ineficácia da hidroxicloroquina e a segurança das vacinas que são usadas no Brasil.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!