Vez ou outra, um gênero dos games tem uma subida absurda no interesse do público e ganha notoriedade por um tempo. Mas os jogos de tiro parecem estar sempre em alta e nunca deixam de ter seu lugar ao sol.

Pensando nisso, o Olhar Digital montou essa lista de melhores jogos de tiro, tanto para quem prefere jogar no PC, quanto para os apaixonados por jogos mobile. São diversos games cheios de nuances que se encaixam com o que o diferentes jogador procuram.

Então verifique a munição, prepare a mira, respire fundo e vamos nessa!

Quais os melhores jogos de tiro para PC?

Quando o assunto são os melhores jogos de tiro para PC, alguns exemplos clássicos já vêm à mente. Mas a verdade é que existe uma diversidade gigante de grandes jogos, que agradam todos os tipos de jogadores de games de tiro.

publicidade

Jogos de tiro em primeira pessoa, battle royale, single ou multiplayer, online ou offline, com cooperação ou não, cenários fantasiosos ou realísticos, games clássicos ou tão novos que ainda nem foram lançados. Nessa lista você vai encontrar diferentes tipos de games entre os melhores jogos de tiro para PC e com certeza vai achar o que melhor se encaixa no que está procurando!

Battlefield 5

Cena do jogo Battlefield 5
Em ‘Battlefield V’, o jogador pode jogar sozinho ou no modo multiplayer. Imagem: Eletronics Arts / Divulgação

Pra começar a lista de melhores jogos de tiro com o pé direito, vamos com Battlefield V. Um jogo de tiro em primeira pessoa que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, Battlefield V promete uma experiência de guerra como você nunca viu.

É possível encarar o modo multiplayer, se juntando a um pelotão, ou passar pela experiência para um jogador no modo Histórias de Guerra.

Battlefield V é desenvolvido pela DICE e publicado pela Eletronics Arts, e está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

DOOM Eternal

Agora se a sua busca é por um jogo mais frenético, apostar em DOOM Eternal pode ser a sua melhor opção. O jogo é a sequência de um reboot criado em 2016 e te desafia a exterminar horas de demônios usando o seu arsenal de armas mega variadas.

‘DOOM Eternal’ é um jogo em primeira pessoa extremamente divertido, com o jogador assumindo o papel do Slayer e tentando impedir a destruição da humanidade. Mas como já comentei, o gameplay é super frenético, então não pisque, você pode acabar morto.

O game é desenvolvido pela id Software e publicado pela Bethesda Softworks, e é disponibilizado em versões para PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One.

Counter-Strike: Global Offensive

Se o assunto são os melhores jogos de tiro para PC, não dá para errar com o bom e velho Counter-Strike: Global Offensive. Lançado em 2012, o game é um FPS tático online free-to-play, que segue firme e forte e tem uma comunidade de jogadores apaixonada, tanto por jogar, quanto por assistir, afinal CS:GO é um dos jogos mais populares quando o assunto são os eSports.

Caso você tenha jogado a versão clássica lançada lá em 1999, popular nas antigas lan houses do começo dos anos 2000, vai curtir retornar ao mundo de CS. As coisas não mudaram tanto, existem novos mapas, novos personagens e armas, os gráficos são melhores, mas a essência do game permanece a mesma.

CS:GO está disponível para PC (Windows, Linux, MacOS) e Xbox 360 e PlayStation 3 (versão exclusiva para os EUA pela PlayStation Network).

PUBG

A sua busca é pelos melhores jogos de tiro do tipo battle royale? PUBG tem que estar na lista, afinal foi esse game quem colocou esse tipo de jogo no mapa. O diferencial de Playerunknown’s Battlegrounds é o quanto o jogo é realista, o que leva a estratégia requerida a outro nível.

O game foi lançado em 2017, mas continua superpopular em todo o mundo, com um mapa com 100 jogadores que vai reduzindo de tamanho até sobrar apenas um sobrevivente. O objetivo, é lógico, é que esse sobrevivente seja você. ‘PUBG’ ainda conta com uma versão mobile.

É possível jogar Playerunknown’s Battlegrounds no PC (Windows), PlayStation 4, Xbox One, Android e iOS.

Valorant

Assim como CS:GO, Valorant é um jogo FPS tático online free-to-play, em que dois times de 5 jogadores são colocados em um mapa e precisão eliminar o adversário, ou plantar uma bomba – conhecida como Spike – e fazer com que ela exploda, ou desarmar a bomba do time adversário.

Diferente de CS:GO, cada jogador em Valorant assume o papel de um personagem com habilidades únicas. Com um estilo de visual mais cartunesco, o game é da mesma desenvolvedora de League of Legends, a Riot.

Valorant está disponível para PC (Windows).

Splitgate

Outro que está entre os melhores jogos para PC é Splitgate, mais um FPS online gratuito que aposta num gameplay acelerado, com combates frenéticos e com o grande diferencial do jogo: a mecânica de portais, que torna possível se movimentar no mapa, ou mesmo atacar os adversários através deles.

Assim, conhecer o mapa a fundo se torna essencial, e o jogo se torna muito mais imprevisível.

Splitgate é um jogo desenvolvido e publicado pela 1047 Games e está disponível para PC (Linux e Windows), Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Overwatch

Outro que está entre os melhores jogos de tiro para PC em primeira pessoa é Overwatch. O game tem dezenas de mapas e de personagens, diferentes modos e atualizações constantes que mantém as coisas sempre interessantes.

Como os personagens são variados e com características distintas, esse game estilo hero shooter te desafia a todo instante e exige um alto nível de cooperação entre os jogadores. Overwatch é outro game que tem grande foco em eSports.

Overwatch é um game da Blizzard Entertainment e está disponível para PC (Windows), PlayStation 4 e Xbox One.

Rainbow Six Siege

Numa lista com melhores jogos de tiro, Rainbow Six Siege não poderia ficar de fora. O FPS Tático, que pode ser jogado em modo online ou offline, tem uma legião de fãs e não por nada. O jogo é extremamente tático e precisa de persistência se você for um jogador inexperiente.

São 19 categorias de personagens, os chamados Operadores, que têm armas, utensílios de combate e funções diferentes, o que exige um alto entendimento do jogo e nível de cooperação entre os jogadores.

Rainbow Six Siege é um game da Ubisoft e pode ser jogado no PC (Windows), Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Escape From Tarkov

Escape from Tarkov Lighthouse FN SCAR-H MK17
‘Escape From Tarkov’ ainda está em desenvolvimento e não tem uma data de lançamento oficial. Imagem: Battlestate Games / Divulgação

Escape From Tarkov ainda está na versão beta, mas já entrou nessa lista de melhores jogos de tiro para PC. O motivo? A experiência é muito extrema e realista. Você não tem barra de vida, nem minimapa, nem nada para se guiar. É você e o seu personagem e o cenário e os inimigos.

O objetivo o próprio nome já diz: você precisa escapar da cidade russa (fictícia) de Tarkov. O game é um battle royale online e traz elementos típicos de games RPG, com novas habilidades, equipamentos e desenvolvimentos para o seu personagem à medida que o jogo vai avançando.

Escape From Tarkov está sendo desenvolvido pela Battlestate Games e ainda não tem previsão de lançamento oficial. A versão beta está disponível para PC (Windows).

Left 4 Dead 2

Se você busca os melhores jogos de tiro para PC fraco, esse aqui precisa da sua atenção. Left 4 Dead 2 é um FPS com modos competitivo e cooperativo, sendo o segundo o verdadeiro forte do game, em que quatro jogadores precisam passar diferentes estágios tentando eliminar hordas de zumbis.

Apesar de não ser free-to-play, o game não é nem de longe um dos mais caros e os requisitos da máquina vão animar aqueles que não tem um PC muito potente. E a melhor parte: você mata zumbis.

Left 4 Dead 2 é um game da Valve, e está disponível para PC (Windows, Linux, Mac OS X) e Xbox One.

Call of Duty: Warzone

Call of Duty: Warzone
‘Call of Duty: Warzone’ faz parte de uma das franquias de jogos mais populares do mundo. Imagem: Activision / Divulgação

Lançado em 2020, Call of Duty: Warzone faz parte de uma das franquias mais famosas e que sempre aparecem em listas de melhores jogos de tiro para PC. O gameplay é dos mais intensos, fazendo com que seja divertido demais jogá-lo. Call of Duty: Warzone é um battle royale free-to-play e é parte do game CoD: Modern Warfare, mas não exige a compra do mesmo para jogar.

Essa integração faz com que o game receba muitas atualizações e novidades, que incluem novas armas, personagens e mapas. Ele possui um modo multiplayer online, onde 150 jogadores se encontram na cidade fictícia de Verdansk.

Call of Duty: Warzone é desenvolvido pela Infinity Ward e Raven Software e publicado pela Activision, e está disponível para PC (Windows), PlayStation 4 e Xbox One.

Destiny 2

Destiny 2 é um FPS de aventura free-to-play lançado em 2019, que possui modos online e offline. O game tem um conteúdo vastíssimo e um gameplay original, com cenários de tirar o fôlego e elementos típicos dos RPG, que incluem PvE (jogador contra ambiente), PvP (jogador contra jogador), sistema de níveis e classes.

Por outro lado, é possível que você ache difícil evoluir no game sem fazer investimentos. Destiny 2 exige um nível mais alto de dedicação, mas se você curte acompanhar a evolução de seus personagens e se aprofundar num universo, esse pode ser o jogo para você.

Destiny 2 é desenvolvido pela Bungie e publicado pela Activision e além da versão para PC (Windows), está disponível no PlayStation 4 e Xbox One.

Sniper Elite IV

Se você chegou aqui ainda sem encontrar o que procura, olhe com atenção para Sniper Elite IV, porque ele tem grandes diferenças em relação aos jogos já mencionados. Pra começar, ele é um FPS tático de stealth, ou furtividade, em que o jogador deve evitar ser visto.

Isso porque, o nome já diz, você se torna um sniper elite e tem a missão de matar fascistas fiéis a Mussolini. Sniper Elite IV se passa na Itália de 1943, e segue os acontecimentos em torno de Karl Fairburne, que juntamente à Resistência Italiana, busca libertar o país do fascismo. O game tem modos para um jogador e multiplayer.

Sniper Elite IV é um game da Rebellion Developments e está disponível para PC (Windows), PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Borderlands 2

Borderlands 2 chegou em 2012 e já ganhou uma sequência, mas continua a ser visto como o melhor jogo da franquia. O FPS com elementos de RPG que tem modos online e offline, e pode ser jogado em single-player, multiplayer e cooperativo. O game agrada tanto fãs de jogos de tiro, quanto os que são mais interessados no gênero RPG.

No game, você escolhe um dos novos quatro personagens para enfrentar um mundo cheio de criaturas, e sai em busca de vingança e redenção no planeta imprevisível, bizarro e incrível de Pandora.

Borderlands 2 foi desenvolvido pela Gearbox Software e publicado pela 2K Games e está disponível para PC (Linux e Windows, com conversão para Mac OS X), PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Switch, e tem conversão para PS Vita.

GTA Online

Grand Theft Auto Online apresenta uma experiência multiplayer online que recebe atualizações constantes. O game não é 100% um jogo de tiro, mas ele entra na lista mesmo assim. É possível disputar partidas deathmatch, participar de corridas e até entrar em missões com cooperação de outros usuários.

Mas se você se interessou por GTA Online, é bom que tenha interesse em jogar ‘Grand Theft Auto V’. O game não pode ser adquirido separadamente de GTA V, sendo necessário adquirir o jogo principal para jogar.

GTA Online é desenvolvido e publicado pela Rockstar, e tem versões disponíveis para PlayStation 3 e Xbox 360, com conversões para PC (Windows), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Apex Legends

Apex Legends já chegou fazendo barulho, quando estreou em 2019 como um spin-off da série Titanfall. Trata-se de um battle royale online free-to-play bem diferente de outros games do gênero. O jogo tem mecânicas de super salto, teleporte, ilusões, bombardeio e as Lendas, personagens com histórias e personalidades supercativantes, o que dá todo o diferencial ao game.

As características das Lendas, somado ao Respawn Beacon, uma ferramenta de mapa que permite marcar objetos, locais e jogadores na tela, fazem de Apex Legends um dos jogos mais interessantes quando o assunto são games de tiro.

Apex Legends é desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Eletronic Arts, e está disponível para PC (Windowns), PlayStation 4, Xbox One, com conversões para Nintendo Switch e mobile (Android e iOS).

Halo Infinite

Mais novo game da franquia Halo, Halo Infinite chegou a pouco tempo e já conquistou seu espaço por aqui. O jogo é um FPS e tem modos de um jogador, e ainda o multiplayer, que é free-to-play, um diferencial em relação aos demais jogos da família Halo.

No game, Master Chief retorna com um desafio gigantesco para tentar salvar a humanidade, enfrentando um grupo de mercenários, os Bandidos.

O game desenvolvido pela 343 Industries e publicado pela Xbox Game Studios está disponível para PC (Windows), Xbox One e Xbox Series X|S.

Leia mais:

Os melhores jogos de tiro para celular

Se a sua busca são os melhores jogos de tiro para celular, agora chegou a sua vez! Jogos para celular, além de desempenho, precisam de maior fluidez para rodar bem em dispositivos móveis.

Assim como nos jogos para PC, trouxemos uma grande variedade de opções para os apaixonados por jogos de tiros explorarem. Entre battle royales e FPS, muitos zumbis e jogos com elementos de RPG, confira a lista de melhores jogos para celular!

Fortnite

Fortnite é um dos melhores jogos de tiro para celular
Você pode jogar ‘Fortnite’ no modo battle royale ou no modo Save the World com até 100 jogadores. Imagem: Pryimak Anastasiia / Shutterstock

Pra começar a lista de melhores jogos de tiro para celular com tudo, vamos com a sensação Fortnite. Com modos battle royale, em que sobreviver a qualquer custo é o objetivo, e Save the World, com até 100 jogadores juntos ao mesmo tempo em busca de cumprir uma missão, Fortnite apresenta um universo amplo, com cenários prontos para serem explorados.

Você descobre armas, ferramentas e dispositivos, adquire habilidades, enfrenta monstros, armadilhas e forças da natureza. E o melhor: dá pra juntar os amigos e curtir essa aventura.

Fortnite está disponível no Android e você pode baixar o jogo aqui, e agora retorna ao iOS por meio do Nvidia GeForce NOW.

Free Fire

Outro megasucesso dos jogos a entrar para a lista e Free Fire, com um game cheio de ação e aventura, que conquistou e ainda conquista fãs em todo o mundo. Free Fire é um battle royale multiplayer, com 50 jogadores envolvidos numa batalha em que sobreviver é o que importa.

Os jogadores chegam ao mesmo tempo numa ilha, com armas e ferramentas espalhadas, e precisam eliminar todos os adversários para conseguir completar o seu objetivo.

Caia de paraquedas nessa aventura baixando Free Fire, disponível para Android, na PlayStore, e iOS, na AppStore.

Shadowgun Legends

Depois de dois battle royale, vamos com Shadowngun Legends, um FPS com diversos elementos de RPG, em que é possível jogar em modo single player, mas a graça mesmo está no multiplayer em PvP (player vs player) ou co-op.

Em Shadowngun Legends, é possível se unir com outros jogadores para derrotar chefões impossíveis de derrotar sozinho, e o modo PvP ainda traz 6 diferentes opções, o que torna as batalhas entre jogadores ainda mais imprevisíveis.

Shadowngun Legends está disponível para Android e iOS.

Dead Effect 2

Com modos single e multiplayer, Dead Effect 2 é um FPS de sobrevivência e terror, com muita ação e aventura, e vai agradar muito os jogadores em busca de uma pitada de ficção científica e elementos de RPG online. Os jogadores são enviados em missão fora da Terra para encarar a missão de lidar com um experimento contagioso. Sim, zumbis no espaço!

Com efeitos sonoros de tirar o fôlego que eleva a imersão dos jogadores, você vai precisar examinar tudo para descobrir o que está acontecendo e eliminar a ameaça.

Dead Effect 2 está disponível para iOS e Android, mas também é possível jogar no PC, Xbox One e PlayStation 4.

Dead Trigger 2

Mais zumbis? Dead Trigger 2 é um FPS survival horror com uma narrativa cheia de detalhes e com total controle do jogador.

A ideia do jogo é simples: mate zumbis. Mate todos os zumbis. Mas existem obstáculos, como armadilhas e atiradores. Além disso, é bom ficar atento, porque existem zumbis de diferentes aparências e agilidades. Você precisa completar missões primárias e secundárias bem variadas.

Entre outros, Dead Trigger 2 está disponível para Android, iOS.

Call of Duty: Mobile

Call of Duty: Mobile é pura diversão. O meu favorito da lista tem fãs em todo o mundo e carrega o peso da franquia Call of Duty, e consegue honrar bem o nome. O FPS multiplayer free-to-play é uma versão ágil e exclusiva para smartphones e tablets.

Quanto mais você joga, melhor vai ficando a sua mira e o mapa contém caminhos diversos que deixam tudo ainda mais divertido. Tudo isso com diversos jogadores no mapa.

Call of Duty: Mobile está disponível para Android e iOS.

Cover Fire

A definição de jogo subestimado, Cover Fire tem qualidade e gráficos dignos de de jogos para PC, com uma boa jogabilidade no mobile, com experiências completas nas versões online e offline. De campanha elaboradas a competições PvP (player vs player) com veículos e muitas armas, Cover Fire pode ser o jogo que você procura.

Ainda é possível jogar um Modo Zumbi, que recebe atualizações constantes, tornando tudo muito mais variado.

Cover Fire está disponível para Android e iOS.

N.O.V.A Legacy

Se você curte a franquia de jogos N.O.V.A, N.O.V.A Legacy é o game mais recente dessa série de jogos de sucesso. O game é para aqueles fãs de ficção científica, que curtem jogos com robôs, naves e temática futurista.

Com jogabilidade simples e gráficos de primeira, N.O.V.A Legacy é um FPS com modo de campanha single player e um multiplayer de até 8 jogadores em partidas online.

N.O.V.A Legacy está disponível para Android e iOS.

The Walking Zombie 2

Mais zumbis? Mais zumbis! The Walking Zombie 2 é mais um game de tiro com elementos de sobrevivência e RPG. O jogo tem missões primárias, secundárias, NPCs, conquistas, e uma história baseada num apocalipse zumbi.

As missões estão ligadas a matar zumbis e cumprir objetivos. O jogo tem gráficos cartunescos e chamativos e mecânicas inovadoras para jogos de tiro mobile, e ainda possui minigames e skins, tornando tudo ainda mais legal.

The Walking Zombie 2 está disponível para Android e iOS.

Counter Attack

Essa é para os fãs de Counter Strike. Gosta do clássico dos jogos de tiro e procura algo parecido para celular? Counter Attack é um FPS multiplayer com mecânicas muito parecidas com o jogo da Valve. Do mesmo jeito, temos terroristas e contraterroristas, com um lado implantando uma bomba e o outro tentando impedir.

Counter Attack está disponível para Android e iOS.

Qual é o jogo mais jogado de tiro?

Com tantas opções, muita gente prefere simplesmente seguir a maioria para decidir o que jogar. Segundo dados da Steam, PUBG Battlegrounds foi o jogo mais jogado de tiro em 2021. O game inclusive ficou no topo da lista entre os jogos de todos os gêneros. Outros que figuram nessa lista são Counter-Strike: Global Offensive, Apex Legends e Halo Infinite.

Destiny 2
‘Destiny 2’ figura entre os jogos de tiro mais jogados. Imagem: Activision / Divulgação

Entre os mais vendidos, também há dominância quando o assunto são jogos de tiro: Destiny 2 é o número 1 da lista, seguido de GTA V e Apex Legends. E agora, de acordo com dados da Epic Games, Rainbow Six Extraction, a sequência de Rainbow Six Siege que acabou de ser lançada, é o jogo mais vendido da plataforma.

Outro que sempre aparece nas listas dos games mais jogados é o megasucesso Fortnite, que cresce mais e mais a cada dia.

Conclusão

Jogos de tiro são encontrados em diferentes plataformas, estilos e para uma grande diversidade de gostos, então com tanta variedade dá para ficar um pouco perdido nesse mundo. Agora, com essa lista completa e cheia de grandes jogos de tiro para PC e celular, é hora de escolher os seus favoritos e seguir para a ação.

Encontrou o jogo para você? Então aproveite e compartilhe essa lista com os seus amigos para combinar uma boa sessão de jogos de tiro online.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!