A Microsoft divulgou, nesta quarta-feira (26), que a primeira versão pública de testes do Windows 11 com suporte para aplicativos Android será liberada já no mês que vem. Os programas feitos para o sistema operacional móvel do Google serão entregues aos PCs compatíveis com ajuda da Amazon Appstore.

O suporte para abrir apps do Android de forma nativa no Windows 11 deveria chegar junto do lançamento deste sistema operacional, mas mesmo quatro meses depois de sua chegada para todos os usuários, este recurso ainda não chegou. Ele está em teste para poucas pessoas, mas a partir de fevereiro a novidade deve ser liberada em mais máquinas.

publicidade

Leia também:

Apps Android no Windows 11 (Imagem: divulgação/Microsoft)
Apps Android no Windows 11 (Imagem: divulgação/Microsoft)

A nova promessa vem diretamente do carismático Panos Panay, chefe de produtos e dispositivos do Windows. “No próximo mês (fevereiro), vamos trazer novas experiências para o Windows, que incluem um beta público de como você poderá usar aplicativos do Android no Windows 11, por meio da Microsoft Store e nossas parcerias com a Amazon e Intel”, disse o executivo em nota publicada pela gigante do software.

Apps Android no Windows 11 chegam pela Amazon

Por mais que a ideia da chegada dos apps Android para Windows 11 envolva a Microsoft Store, onde ficam os programas nativos para este sistema operacional, a distribuição ficará a cargo da Amazon. A gigante do varejo online já possui uma loja própria e que pode ser instalada em qualquer smartphone ou tablet com o robô verde do Google.

Outra limitação está nos próprios apps para Android, já que até o final do ano passado, aproximadamente 500 estavam prontos para aparecer nativamente nos computadores com Windows 11. De acordo com a consultoria Statista, em 2021 o número de aplicativos dentro da Play Store alcançava o número de 3,4 milhões – que corresponde a menos de 0,02% de toda loja oficial do Google para os smartphones e tablets.

A mesma Statista aponta que a Amazon Appstore acumulou 460 mil apps em 2021, então os 500 prontos para o Windows 11 correspondem a mais ou menos 0,1% de todo catálogo para o Android.

Via: Microsoft.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!