O governo da Índia está considerando desenvolver um sistema operacional totalmente indiano de smartphones para competir com Android e iOS, segundo a publicação local Economic Times. No momento, as autoridades e o Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação estão analisando startups e instituições interessadas em se envolver no processo.

Rajeev Chandrasekhar, ministro de Estado da União para Eletrônica e TI da Índia, disse que acredita que há espaço para um terceiro SO no mercado, então o governo está trabalhando em políticas que incentivem o desenvolvimento no país. 

“Não há um terceiro [SO]”, disse Chandrasekhar, “então há um grande interesse no ministério e no governo indiano em criar um novo sistema operacional de celulares. Estamos conversando com pessoas. Estamos analisando uma política para que isso aconteça”. 

Chandrasekhar acrescentou que é um objetivo do seu ministério e do primeiro-ministro indiano Narendra Modi criar nomes nacionais fortes em cada uma das principais categorias de produtos.

publicidade

Vale apontar que várias grandes companhias já tentaram emplacar um SO que pudesse competir com o Android do Google e o iOS da Apple. Entre elas estão nomes como Samsung, BlackBerry, Palm, Facebook e Microsoft, mas sem sucesso. Atualmente, o HarmonyOS da Huawei é o único rival no mercado que vem crescendo consideravelmente.

Leia mais:

Resta esperar para ver se um sistema operacional 100% indiano apoiado pelo governo consegue abocanhar uma fatia desse concorrido mercado.

Fonte: GSMArena

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!