A câmera sempre foi um dos pontos fortes do iPhone frente aos seus concorrentes. Mesmo nos modelos mais antigos já com alguns anos de vida, ainda é possível otimizar a qualidade das imagens captadas ajustando algumas configurações do aparelho e adotando hábitos simples.

Confira abaixo algumas dicas para melhorar as fotos no iPhone.

Ativar o HDR automático

Para garantir que as suas imagens sejam capturadas com bom nível de contraste mesmo em ambientes com pouca luz, é uma boa ideia manter o recurso ‘HDR automático’ sempre ativado. 

Basicamente, o HDR capta e combina várias imagens, entregando ao usuário a melhor foto possível dentro de um determinado cenário, compensando a iluminação em ambientes mais escuros, por exemplo.

publicidade

Apesar de ser relativamente simples ativar e desativar o HDR manualmente pelo aplicativo da câmera, manter o HDR no automático evita que o usuário se esqueça de tirar proveito do recurso.

Para ativar o HDR automático no iOS acesse Ajustes > Câmera e ative o ‘HDR Inteligente’ (a opção mudou de nome nas versões mais recentes do iOS).

iPhone: como melhorar a qualidade da câmera sem instalar aplicativos

Editar fotos no aplicativo Câmera

O próprio aplicativo Câmera também conta com diversos recursos de edição nativos, como filtros integrados e a ‘varinha mágica’, que analisa uma foto e ajusta vários parâmetros automaticamente.

iPhone: como melhorar a qualidade da câmera sem instalar aplicativos
Ativando a ‘varinha mágica’, o aplicativo Câmera ajusta de forma inteligente uma série de parâmetros da imagem. Imagem: Reprodução

Para acessar as ferramentas de edição, tire uma foto, toque na miniatura na lateral inferior esquerda e acesse a opção ‘Editar’ na barra inferior.

Também dá para ajustar imagens antigas, basta selecionar uma delas em sua biblioteca. A única diferença é que o botão ‘Editar’ estará na lateral superior direita. Para salvar as alterações, toque em ‘OK’.

Alterar as configurações do aplicativo Câmera

Por fim, a última dica e alterar algumas configurações da câmera acessando Ajustes > Câmera. Em ‘Formatos’, selecione a opção ‘Alta Eficiência’, que além de reduzir o tamanho dos arquivos das fotos e economizar espaço interno no aparelho, utiliza por padrão formatos de arquivo mais modernos (HEIF/HEVC).

Alterar as configurações do aplicativo Câmera

Se a ideia é aumentar a qualidade dos seus vídeos, basta voltar ao menu anterior e acessar ‘Gravar Vídeo’. A dica é escolher uma opção balanceada, que entregue qualidade e não ocupe tanta memória no iPhone.

A opção que entrega mais qualidade e fluidez é a ‘4K a 60 fps’, no entanto, tenha em mente que cada minuto de vídeo ocupará cerca de 400 MB de espaço.

Voltando aos ajustes da câmera, em ‘Preservar Ajustes’, é possível ativar três opções que, como o nome indica, salvam suas configurações de modo de câmera, iluminação e até opções relacionadas ao ‘Live Photo’, mesmo que o aplicativo Câmera seja fechado.

Pronto! Agora você está por dentro de algumas dicas que ajudam a melhorar a qualidade das suas fotos e melhoram a praticidade da câmera no iPhone sem precisar baixar nenhum outro aplicativo.

Duas dicas extras que valem para manter não só a câmera, mas todo o aparelho funcionando sem travamentos são: reiniciar o iPhone pelo menos uma vez ao dia, o que também ajuda os aplicativos a funcionarem de maneira mais fluída e manter o sistema operacional sempre atualizado. As atualizações em dia são essenciais para reduzir falhas em apps como a própria câmera, por exemplo.

Veja também

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!