Sendo uma das maiores tendências de tecnologia para os próximos anos, o metaverso chegou ao cenário da construção civil. Eliminando fronteiras entre o mundo físico e digital, a solução está sendo utilizada para apresentar lançamentos de empreendimentos por meio de ferramentas virtuais que eliminam a necessidade da presença física, sendo um aspecto importantíssimo no atual cenário de pandemia. As interações acontecem por meio de avatares, computadores, óculos de realidade virtual (VR), fones, entre outros meios que auxiliam na imersão. 

Empresa adere ao metaverso

Entre as empresas do segmento de construção civil que já atuam nessa nova versão está a Roca Brasil Cerâmica, que escolheu o metaverso para apresentar os lançamentos de 2022. 

Em entrevista ao Olhar Digital, a marketing manager da companhia, Christie Schulka, afirmou que o metaverso se configurou com uma solução inteligente para vencer as barreiras que a pandemia ainda levanta, revolucionando a maneira de fazer negócios. 

“A partir dele, conseguimos recriar experiências físicas em um ambiente virtual, aproximando os clientes de forma segura, imersiva e personalizada. Os avatares e todos os ambientes 3D são capazes de simular um showroom, por exemplo, evitando toda uma questão de deslocamento e contato, e o metaverso ainda conta com um atalho para o showroom virtual da Roca Brasil Cerâmica, que se encontra na fábrica, onde os visitantes podem ver com perfeição as texturas e formatos dos nossos produtos”, destaca Schulka. 

publicidade
metaverso construção
Empresa Roca Brasil Cerâmica adotou o metaverso para apresentar os lançamentos de 2022, apresentando ambientes virtuais aos clientes, que podem visualizar a textura dos produtos. Imagem: Divulgação

Tecnologia deve ser tendência entre pequenas e médias empresas

Entrar neste vasto novo reino deverá ser a tendência entre as pequenas e médias empresas brasileiras para os próximos anos. Trata-se de um investimento vantajoso sintonizado com a realidade do mundo corporativo que se divide entre as atividades presenciais, híbridas e remotas. 

No entanto, há muitos desafios a serem enfrentados. Segundo especialistas, atualizações devem acontecer nos sistemas de computador e também na tecnologia existente. Afinal, os gráficos de alta qualidade são importantíssimos assim como uma estrutura universal que permita aos usuários que se movam de uma parte do metaverso para outra. 

Com as devidas correções que certamente serão colocadas em práticas brevemente, o mundo corporativo poderá vivenciar sensações que não são possíveis no mundo físico, proporcionando novas experiências prazerosas e inusitadas. 

Leia mais:

Inovação surpreende clientes 

No caso da Roca Brasil Cerâmica, as experiências vivenciadas até o momento com o metaverso têm sido altamente positivas. Afinal, os lançamentos em 3D por meio da realidade virtual geram curiosidade e participação ativa dos parceiros. 

“Desde que começamos a explorar nossa Avant Premiere de forma virtual, vimos que nossos parceiros participaram de forma ativa, pois queriam saber o que aconteceria, como seria o evento, como veriam os produtos e como seriam as experiências virtuais. Esse é só o primeiro passo no setor da construção civil, que, tendo a tecnologia como aliada, pode surpreender de forma inovadora”, revela Christie.

Marketing manager da empresa diz que o metaverso tem sido uma experiência altamente positiva, trazendo maior interação com os clientes. Imagem: Arquivo Pessoal

Entenda o metaverso 

O metaverso é a criação de um mundo virtual que replica a realidade por meio de dispositivos digitais, sendo um espaço coletivo compartilhado, constituído basicamente pela soma da realidade virtual, realidade aumentada e Internet. 

O termo foi citado pela primeira vez pelo escritor Neal Stephenson no livro Snow Crash, publicado no Brasil como Snow Crash e Nevasca, de 1992. Trata-se de uma obra de ficção científica que aborda um mundo virtual em 3D, habitado por avatares de pessoas reais. 

Segundo o gerente geral de criação da San Unity Software Inc., Marc Whitten, o metaverso será a maior revolução em plataformas de computação que o mundo já viu, sendo maior que a revolução móvel, maior do que a revolução web.  

Filmes como Matrix, Tron e Ready Player One são três universos altamente populares que abordam o conceito de metaverso em diferentes formas.

Executivos de empresas de tecnologia que ajudaram a criar o metaverso afirmam que a tecnologia será vasta, com réplicas de lugares no mundo real, tudo renderizado em 3D ultrarealista, permitindo um número infinito de usuários ao mesmo tempo. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!