*Por Luciano Mathias/ Se a propaganda é a alma do negócio, o NFT encontrou seu embaixador ideal. Neymar é o mais novo milionário a adquirir um Bored Ape – aquele cartoon de macaco que virou febre nos marketplaces. O atleta desembolsou cerca de R$ 6,6 milhões e agora faz parte de um seleto grupo de “owners”, juntamente com Eminem, Stephen Curry, dentre outras celebridades.

Mas o hype dos NFTs não está apenas em bichos estranhos supercoloridos ou cyberpunks pixelizados, nem gatinhos bonitinhos. Eles também geram diversos ecossistemas dentro dos games e são essenciais para favorecer a interoperabilidade e a construção do famoso “metaverso”.

publicidade

Os holofotes foram apontados para os NFTs de games após a explosão Axie Infitiny em 2021, um jogo de batalha tipo Pokémon, onde cada “bichinho” é um NFT com atributos e habilidades específicas. Os jogadores precisam de no mínimo 3 para começar a jogar – onde eles podem se reproduzir e a partir daí gerarem novos bichinhos-nfts.

Nft Jogos
Neymar entra na onda dos jogos de NFT. Imagem: Shutterstock

Vale lembrar que tudo, absolutamente tudo que está no universo digital, pode virar um NFT, ou seja, ganhar um registro de algo único e exclusivo, com direitos autorais e ser vendido. Com os jogos, não é diferente. Por isso os games NFTs ganham cada vez mais adeptos.

publicidade

Existem 3 características dos NFTs que são extremamente importantes para o universo game:

Sem custódia

publicidade

As pessoas podem negociar seus NFTs diretamente de suas wallets – carteiras de criptomoedas – sem precisar de intermediários. Imagine ter um jogador no nível máximo com diversas habilidades.  Quanto valeria no mercado?

Interoperável

publicidade

As informações dos NFTs são abertas e operam em diferentes sistemas. Você pode expor em uma galeria virtual, utilizar em games, comercializar, etc. Basta que todos tenham suas próprias carteiras cripto.

Programável

NFTs podem ser programados para apresentar diversas características, como direitos autorais, por exemplo, e assim conseguir monetizar todas as revendas daquela obra.

Vale destacar que os NFTs são utilizados nos jogos cripto-nativos. Embora muitos ainda não tenham se rendido a esse fenômeno,  é um movimento cada vez mais forte e, a meu ver, irreversível.

Leia mais!

Abaixo, alguns exemplos de jogos que ainda não estão no “mainstream”, mas que já são cases de sucesso no mundo cripto:

Crabada

No Reino Crabada, liderado pelo rei Crustáceo, é possível “cruzar” os personagens e ganhar tokens CRA e utilizá-los para decidir o futuro desse fantástico reino submarino. Veja aqui.

Wolf Game

Em uma fazenda distante no metaverso, fazendeiros criam ovelhas e utilizam o token WOOL para expandir seus negócios e melhorar de vida, mas os terríveis lobos estão sempre à espreita para raptar as ovelhas e, claro, os tokens. Veja aqui.

Nifty Island

Uma série de jogos interoperáveis, marketplaces e protocolos de games “play to earn”, jogue para ganhar. Aqui, os jogadores podem ser remunerados. Decore sua ilha com todos os tipos de NFTs, crie o seu próprio marketplace, divirta-se e faça negócios. Veja aqui.

Os NFTs são uma ferramenta com utilidades muito maiores do que a maioria de nós ainda consegue imaginar. Um exercício interessante seria voltar 20 anos no tempo e pensar sobre enviar dinheiro por meio de mensagens instantâneas, já parou pra pensar?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!